8º A, B, C - História, correção de atividades: 5ª QUINZENA – 3º CICLO

 

8º ANO (A, B, C)

HISTÓRIA (prof. Hilário)

      Correção de atividades: 5ª QUINZENA – 3º CICLO

Habilidades Essenciais: (GO-EF08HI23-A) Discutir as justificativas para o domínio neocolonial na África e Ásia, analisando teorias, como Darwinismo Social, Etnocentrismo, Racismo, Missão Civilizatória, relacionando esses conceitos com os casos de intolerância, presentes atualmente. (GO-EF08HI23-C) Analisar os conceitos de imperialismo, holding, cartel, truste, bem como, os movimentos de resistência dos trabalhadores com a criação de sindicatos e partidos, comparando suas semelhanças e diferenças no século XIX e na atualidade.

NOME:                                                                                                                  Turma:       Data:   /11/20

UNIDADE ESCOLAR: :  Colégio Estadual Antonio Oliveira da Silva                           publicada: 11/11/20

Tema/ objeto de conhecimento: Nacionalismo, revoluções e as novas nações europeias

 

 

Correção de atividades

 

Respostas comentadas:

1.     Responda de acordo com o texto que: Nacionalismo é um conceito desenvolvido para a compreensão de um fenômeno típico do século XIX: a ascensão de um certo sentimento de pertencimento a uma cultura, a uma região, a uma língua e a um povo (ou, em alguns dos argumentos nacionalistas, a uma raça) específicos, tendo aparecido pela primeira vez na França comandada por Napoleão Bonaparte e nos Estados Unidos da América. Tal fenômeno passou a ser assimilado pelas forças políticas que haviam absorvido os ideais iluministas de rejeição do Antigo Regime absolutista e que procuravam a construção de um Estado nacional de viés democrático e constitucional, no qual seus membros fossem cidadãos, e não súditos do rei.

2.                V-V-V-F

3.                Responda de acordo com o texto que: “corrida” com fins de “partilha” da África e da Ásia, realizada pelas potências imperialistas, aconteceu por dois principais objetivos: 1º) a busca por mercados consumidores (para os produtos industrializados); 2º) a exploração de matéria-prima (para produção de mercadorias nas indústrias). A industrialização europeia se acentuou principalmente após as inovações técnicas provenientes da 2ª fase da Revolução Industrial.

4.                LETRA A-  a dominação política e econômica direta (os próprios europeus governavam); e a dominação política e econômica indireta (as elites nativas governavam).

5.                Letra B- Etnocentrismo – pois, que considera o seu grupo étnico ou cultura o centro de tudo, portanto, num plano mais importante que as outras culturas e sociedades.

6.                LETRA D-  a transposição da teoria da evolução das espécies e da seleção natural do terreno da ciência natural para a realidade sociocultural.

7.  Resposta pessoal – espera-se que o estudante perceba as formas de dominação, exploração e exclusão exercida pelos europeus aos povos colonizados, baseados nas teorias relacionadas no glossário e consiga perceber que na atualidade a intolerância, seja de qualquer espécie - raça, religião, opção sexual, política ou cor – além de ferir   a Declaração Universal dos Direitos Humanos é uma forma de dominação e exclusão. Por isso, todo tipo de preconceito deve ser combatido visando a construção de uma sociedade mais igualitária e livre. Há intolerância no mundo todo, o Brasil merece certo destaque nesse contexto, pois é um país plural, com diversas crenças, raças e etnias que mantém tratamento degradante a tantos grupos. No caso do preconceito racial, este está vinculado à submissão do negro ao branco desde a época do Brasil Colônia e perdura até os dias atuais, visto que os negros ainda buscam seu lugar na sociedade. Esta intolerância prejudica a todos, pois provoca atraso no desenvolvimento do país na medida em que esses indivíduos são humilhados e excluídos com frequência.  

 

   ATENÇÃO!  

   URGENTE: agora em NOVEMRO (envie na 6ª feira da semana toda)

 

  Devolutiva semanal das atividades de História

     para visto, avaliação e fechamento de notas

     -  pelo professor (Hilário):

  

  a)  Tire fotos das atividades de agosto e setembro (ou só da que falta enviar);

  b)  digite seu nome completo: _______________nº:_____turma:_____; NÃO ESQUEÇA

  c)  envie-me pelo e-mail: prof.hilariohist@gmail.com

Qualquer dúvida entre em contrato comigo durante a aula pelo grupo de sua turma.                                                                                                           Boa sorte! 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade de geografia 7] ano População e trabalho - André

Atividade Geografia 8 ano Migração, refugiados e diversidade - Prof: André

Atividade de Geografia 7 ano A heterogeneidade da população brasileira - André