8º A, B, C - História, correção de atividades: 5ª QUINZENA – 3º CICLO
8º ANO (A, B, C) |
|
HISTÓRIA (prof. Hilário) |
|
Correção de atividades: 5ª QUINZENA – 3º CICLO |
|
Habilidades Essenciais: (GO-EF08HI23-A) Discutir as justificativas para
o domínio neocolonial na África e Ásia, analisando teorias, como Darwinismo
Social, Etnocentrismo, Racismo, Missão Civilizatória, relacionando esses
conceitos com os casos de intolerância, presentes atualmente. (GO-EF08HI23-C)
Analisar os conceitos de imperialismo, holding, cartel, truste, bem como, os
movimentos de resistência dos trabalhadores com a criação de sindicatos e
partidos, comparando suas semelhanças e diferenças no século XIX e na
atualidade. |
|
NOME: Nº Turma: Data:
/11/20 |
|
UNIDADE ESCOLAR: : Colégio Estadual
Antonio Oliveira da Silva publicada: 11/11/20 |
Tema/ objeto de conhecimento: Nacionalismo, revoluções e as
novas nações europeias
Correção de atividades
Respostas comentadas:
1. Responda de acordo com o texto que:
Nacionalismo é um conceito desenvolvido para a compreensão de um fenômeno
típico do século XIX: a ascensão de um certo sentimento de pertencimento a uma
cultura, a uma região, a uma língua e a um povo (ou, em alguns dos argumentos
nacionalistas, a uma raça) específicos, tendo aparecido pela primeira vez na
França comandada por Napoleão Bonaparte e nos Estados Unidos da América. Tal
fenômeno passou a ser assimilado pelas forças políticas que haviam absorvido os
ideais iluministas de rejeição do Antigo Regime absolutista e que procuravam a
construção de um Estado nacional de viés democrático e constitucional, no qual
seus membros fossem cidadãos, e não súditos do rei.
2.
V-V-V-F
3.
Responda de acordo com o texto que: “corrida” com fins de “partilha”
da África e da Ásia, realizada pelas potências imperialistas, aconteceu por
dois principais objetivos: 1º) a busca por mercados consumidores (para os
produtos industrializados); 2º) a exploração de matéria-prima (para produção de
mercadorias nas indústrias). A industrialização europeia se acentuou
principalmente após as inovações técnicas provenientes da 2ª fase da Revolução
Industrial.
4.
LETRA A- a dominação política
e econômica direta (os próprios europeus governavam); e a dominação política e
econômica indireta (as elites nativas governavam).
5.
Letra B- Etnocentrismo – pois, que considera o seu grupo étnico ou
cultura o centro de tudo, portanto, num plano mais importante que as outras
culturas e sociedades.
6.
LETRA D- a transposição da
teoria da evolução das espécies e da seleção natural do terreno da ciência
natural para a realidade sociocultural.
7. Resposta pessoal –
espera-se que o estudante perceba as formas de dominação, exploração e exclusão
exercida pelos europeus aos povos colonizados, baseados nas teorias
relacionadas no glossário e consiga perceber que na atualidade a intolerância,
seja de qualquer espécie - raça, religião, opção sexual, política ou cor – além
de ferir a Declaração Universal dos
Direitos Humanos é uma forma de dominação e exclusão. Por isso, todo tipo de
preconceito deve ser combatido visando a construção de uma sociedade mais
igualitária e livre. Há intolerância no mundo todo, o Brasil merece certo
destaque nesse contexto, pois é um país plural, com diversas crenças, raças e
etnias que mantém tratamento degradante a tantos grupos. No caso do preconceito
racial, este está vinculado à submissão do negro ao branco desde a época do
Brasil Colônia e perdura até os dias atuais, visto que os negros ainda buscam
seu lugar na sociedade. Esta intolerância prejudica a todos, pois provoca
atraso no desenvolvimento do país na medida em que esses indivíduos são
humilhados e excluídos com frequência.
ATENÇÃO!
URGENTE: agora
em NOVEMRO (envie na 6ª feira da semana toda)
– Devolutiva semanal das atividades de História
para visto, avaliação e fechamento de notas
- pelo
professor (Hilário):
a) Tire fotos das atividades de agosto e
setembro (ou só da que falta enviar);
b) digite seu nome completo: _______________nº:_____turma:_____;
NÃO ESQUEÇA
c) envie-me pelo e-mail: prof.hilariohist@gmail.com
Qualquer dúvida entre em contrato
comigo durante a aula pelo grupo de sua turma.
Boa sorte!
Comentários
Postar um comentário