7º ANO A, B, C - História, correção de atividades: 5ª QUINZENA – 3º CICLO
7º
ANO (A, B, C) |
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HISTÓRIA
(prof.
Hilário) |
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Correção de atividades: 5ª QUINZENA – 3º CICLO |
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Habilidades Essenciais: (EF07HI13) Caracterizar a ação dos
europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico;
(EF07HI14) Descrever as dinâmicas comerciais das sociedades americanas e
africanas e analisar suas interações com outras sociedades do Ocidente e do
Oriente. |
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NOME:
Nº Turma: Data:
/11/20 |
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UNIDADE
ESCOLAR: Colégio Estadual Antonio Oliveira da Silva publicada: 12/11/20 |
Tema/ objeto de conhecimento: As lógicas mercantis e o domínio europeu sobre os mares e o
contraponto oriental; Mercantilismo: expansão e colonização da América, África
e Oriente.
Correção de atividades
Respostas
comentadas
1. B; C; A
2. Resposta pessoal- espera-se que o
estudante seja capaz de identificar as relações desigual de poder. Entres as
duas áreas que formavam o Sistema Colonial existia um conjunto de regras e
relações que fora chamado de Pacto Colonial. Esse pacto beneficiava apenas a
metrópole, a colônia era a todo tempo explorada. Dentre as exigências
impostas pela metrópole sobre a colônia destacava-se o exclusivo e navegação
coloniais, e o monopólio estatal de determinados produtos coloniais, no caso do
Brasil, o pau-brasil, sal, diamantes, etc. O exclusivo ou monopólio do comércio
colonial era seu elemento essencial, portanto o definidor das relações
metrópole-colônia. A Forma de trabalho era predominantemente o
compulsório como a servidão temporária.
3. V; b) F; c) V; d) V; e) V - A
letra B é a única falsa - A atividade econômica das colônias deve ser
complementar e jamais concorrente em relação à das respectivas metrópoles
4. Intervenção estatal – era uma intervenção econômica
governamental visava fortalecer e regulamentar a estrutura financeira do reino,
possibilitando assim a constituição de exércitos e marinhas.
Metalismo -
consistia em manter um equilíbrio favorável ao reino entre a saída e a entrada
de metais preciosos. Uma vez que se acreditava no período que a riqueza de um
país se media pela quantidade destes dentro de suas fronteiras, era preciso
manter uma balança comercial positiva; para isto, era utilizado o
protecionismo. Por meio de altas taxas alfandegárias, a mercadoria estrangeira
acabava se tornando tão cara que era mais vantajoso adquirir um produto
nacional.
Colonialismo -
consiste num sistema bipolar: o polo colonizador (a Metrópole) e o polo
colonizado (a Colônia). As origens, as estruturas econômicas, sociais,
políticas e ideológicas e o significado das formações coloniais são
condicionados pelos interesses e ações de suas Metrópoles.
5. a) balança comercial desfavorável b) balança comercial estável ou
equilibrada c) balança comercial favorável. O estudante deve marcar a letra C –
balança comercial favorável
6. Letra D
7. Resposta pessoal – espera-se que o estudante seja capaz de
identificar que o Sistema colonial tinha suas bases na exploração das colônias.
Que em nome dos lucros passava por cima de tudo e de todo. As colônias
eram vistas como instrumento do poder das metrópoles. A organização da produção
colonial se fez de acordo com a política econômica do mercantilismo, tendo como
objetivos o fortalecimento do Estado nacional e a acumulação de riquezas
monetárias nas mãos das burguesias europeias. Cada metrópole europeia
preocupava-se fundamentalmente em manter a posse de suas colônias.
ATENÇÃO!
URGENTE: agora
em NOVEMRO (envie na 6ª feira da semana toda)
– Devolutiva semanal das atividades de História
para visto, avaliação e fechamento de notas
- pelo
professor (Hilário):
a) Tire fotos das atividades de agosto e setembro
(ou só da que falta enviar);
b) digite seu nome completo: _______________nº:_____turma:_____;
NÃO ESQUEÇA
c) envie-me pelo e-mail: prof.hilariohist@gmail.com
Qualquer dúvida entre em contrato
comigo durante a aula pelo grupo de sua turma.
Boa sorte!
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