7º ANO A, B, C - História, correção de atividades: 5ª QUINZENA – 3º CICLO

 

7º ANO (A, B, C)

HISTÓRIA (prof. Hilário)

              Correção de atividades: 5ª QUINZENA – 3º CICLO

Habilidades Essenciais: (EF07HI13) Caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico; (EF07HI14) Descrever as dinâmicas comerciais das sociedades americanas e africanas e analisar suas interações com outras sociedades do Ocidente e do Oriente.

NOME:                                                                                                                                                           Turma:       Data:    /11/20

UNIDADE ESCOLAR:  Colégio Estadual Antonio Oliveira da Silva                                            publicada: 12/11/20

Tema/ objeto de conhecimento: As lógicas mercantis e o domínio europeu sobre os mares e o contraponto oriental; Mercantilismo: expansão e colonização da América, África e Oriente. 

 

  Correção de atividades

 

     Respostas comentadas

1. B; C; A

 

2. Resposta pessoal- espera-se que o estudante seja capaz de identificar as relações desigual de poder. Entres as duas áreas que formavam o Sistema Colonial existia um conjunto de regras e relações que fora chamado de Pacto Colonial. Esse pacto beneficiava apenas a metrópole, a colônia era a todo tempo explorada.  Dentre as exigências impostas pela metrópole sobre a colônia destacava-se o exclusivo e navegação coloniais, e o monopólio estatal de determinados produtos coloniais, no caso do Brasil, o pau-brasil, sal, diamantes, etc. O exclusivo ou monopólio do comércio colonial era seu elemento essencial, portanto o definidor das relações metrópole-colônia. A Forma de trabalho era predominantemente o compulsório como a servidão temporária. 

 

3. V; b) F; c) V; d) V; e) V   - A letra B é a única falsa - A atividade econômica das colônias deve ser complementar e jamais concorrente em relação à das respectivas metrópoles

 

4. Intervenção estatal – era uma intervenção econômica governamental visava fortalecer e regulamentar a estrutura financeira do reino, possibilitando assim a constituição de exércitos e marinhas. 

Metalismo - consistia em manter um equilíbrio favorável ao reino entre a saída e a entrada de metais preciosos. Uma vez que se acreditava no período que a riqueza de um país se media pela quantidade destes dentro de suas fronteiras, era preciso manter uma balança comercial positiva; para isto, era utilizado o protecionismo. Por meio de altas taxas alfandegárias, a mercadoria estrangeira acabava se tornando tão cara que era mais vantajoso adquirir um produto nacional.

Colonialismo - consiste num sistema bipolar: o polo colonizador (a Metrópole) e o polo colonizado (a Colônia). As origens, as estruturas econômicas, sociais, políticas e ideológicas e o significado das formações coloniais são condicionados pelos interesses e ações de suas Metrópoles.

 

5. a) balança comercial desfavorável b) balança comercial estável ou equilibrada c) balança comercial favorável. O estudante deve marcar a letra C – balança comercial favorável 

 

6. Letra D

 

7. Resposta pessoal – espera-se que o estudante seja capaz de identificar que o Sistema colonial tinha suas bases na exploração das colônias. Que em nome dos lucros passava por cima de tudo e de todo.  As colônias eram vistas como instrumento do poder das metrópoles. A organização da produção colonial se fez de acordo com a política econômica do mercantilismo, tendo como objetivos o fortalecimento do Estado nacional e a acumulação de riquezas monetárias nas mãos das burguesias europeias. Cada metrópole europeia preocupava-se fundamentalmente em manter a posse de suas colônias.

 

 

     ATENÇÃO!  

 

   URGENTE: agora em NOVEMRO (envie na 6ª feira da semana toda)

 

  Devolutiva semanal das atividades de História

     para visto, avaliação e fechamento de notas

     -  pelo professor (Hilário):

  

  a)  Tire fotos das atividades de agosto e setembro (ou só da que falta enviar);

  b)  digite seu nome completo: _______________nº:_____turma:_____; NÃO ESQUEÇA

  c)  envie-me pelo e-mail: prof.hilariohist@gmail.com

Qualquer dúvida entre em contrato comigo durante a aula pelo grupo de sua turma.                                                                                                           Boa sorte! 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade de geografia 7] ano População e trabalho - André

Atividade Geografia 8 ano Migração, refugiados e diversidade - Prof: André

Atividade de Geografia 7 ano A heterogeneidade da população brasileira - André