ATIVIDADE GEOGRAFIA 4ª SEMANA PERÍODO DE REVISÃO - ANDRÉ

 

7º ANO

CEAOS

GEOGRAFIA

PERÍODO DE REVISÃO – 4ª semana

Habilidades: (GO-EF07GE14) Comparar e analisar as diferentes propostas de divisão regional do Brasil, elaboradas tanto por órgãos do poder público federal quanto por pesquisadores/estudiosos da ciência geográfica.

Nome:

Unidade Escolar:

I - OBJETO DE CONHECIMENTO: Regiões geoeconômicas do Brasil

II - ATIVIDADES:

UMA NOVA VISÃO

O geógrafo Milton Santos e a professora Maria Laura Silveira propuseram uma nova regionalização do Brasil, baseada em quatro regiões ou em “quatro Brasis”. O critério principal definidor dessa nova regionalização foi o do “meio técnico científico-informacional”, isto é, a “informação” e as “finanças” estão irradiadas de maneiras desiguais e distintas pelo território brasileiro, determinando “quatro Brasis”.

ALMEIDA, Lúcia Marina A. de; RIGOLIN, Tércio B. Geografia. São Paulo: Ática. 2002. p. 386. (Série Novo Ensino Médio)

 

 

Caixa de texto: Disponível em: https://tinyurl.com/yc7altq7 Acesso em: 13 de jul de 2020

1. Considerando o texto e o mapa que apresentam essa regionalização, relacione a segunda coluna com a primeira.

Coluna 1

1. Região Amazônica

 

2. Região Nordeste

 

3. Região Concentrada

 

4. Região Centro-Oeste

 

Coluna 2

(  ) Região de ocupação recente, apresenta uma agricultura moderna mecanizada e produtiva.

(    ) Região com baixa densidade técnica e demográfica.

(  ) Região que concentra maior população, maior número de indústrias, portos e aeroportos, rodovias e infovias, maiores centros urbanos e universitários, entre outros.

(   ) Região cuja agricultura apresenta uma mecanização inferior à da região Centro-Oeste e à da região Concentrada.

Marque a alternativa com a sequência CORRETA:

a) (   ) 3 - 2 - 4 - 1

b) (   ) 1 - 4 - 3 - 2

c) (   ) 2 - 3 - 4 - 1

d) (   ) 4 - 1 - 3 - 2

2. Explique com suas palavras a região concentrada na regionalização dos “quatro brasis”.

3. O Brasil é um dos países que possui o território “cortado” pela linha do Equador, que passa na região norte do território brasileiro. Marque a alternativa que corresponde aos Estados brasileiros por onde essa linha imaginária passa.

a) (   ) São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo

b) (   ) Pará, Amapá, Rondônia e Amazonas

 

c) (   ) Bahia, Goiás e Rio Grande do Norte

d) (   ) Amapá, Amazonas, Pará e Roraima

 

 

 

4. A região Nordeste apresenta uma grande diferenciação de características físicas, fato que resultou numa divisão dentro dessa região, conhecida como as sub-regiões do Nordeste. Cite o nome das quatro sub-regiões do Nordeste e suas principais características.

 

(1)  ______________________________________

_________________________________________

_________________________________________

(2)  ______________________________________

_________________________________________

_________________________________________

(3)  ______________________________________

_________________________________________

_________________________________________

(4)  ______________________________________

_________________________________________

_________________________________________

Disponível em: https://tinyurl.com/n0rdeste Acesso em: 13 de jul de 2020

5. Esta região caracteriza-se pela presença de numerosos descendentes de europeus: alemães, italianos, entre outros. Possui uma agropecuária moderna, que faz dela fornecedora de alimentos para todo o país. Nessa região do Brasil, os invernos são frios (climas subtropicais) em comparação com o restante do país. O texto se refere a:

a) (   ) Região Norte

b) (   ) Região Sudeste

c) (   ) Região Sul

d) (   ) Região Nordeste

6. Quais são as principais características da região sudeste segundo a regionalização feita pelo IBGE? Qual são as semelhanças desta região com a região concentrada dos “quatro brasis”?

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade de geografia 7] ano População e trabalho - André

Atividade de Geografia 7 ano A heterogeneidade da população brasileira - André

Atividade Geografia 8 ano Migração, refugiados e diversidade - Prof: André