8º A, B, C - Correção: 4ª QUINZENA – 3º CICLO

 

8º ANO (A, B, C)

HISTÓRIA (prof. Hilário)

                               Correção: 4ª QUINZENA – 3º CICLO

Habilidades Essenciais: (GO-EF08HI22-A) Compreender as várias transformações ocorridas no início do século XIX, que contribuíram para o desenvolvimento artístico e cultural no Império, bem como sua relação com a formação da identidade nacional e da literatura brasileira deste período.

NOME:                                                                                                                   Turma:       Data:   /10/20

UNIDADE ESCOLAR:  Colégio Estadual Antonio Oliveira da Silva                              postagem: 28/10/20

Tema/ objeto de conhecimento: A produção do imaginário nacional brasileiro: cultura popular, representações visuais, letras e o Romantismo no Brasil: A construção da Identidade Nacional, Cultura popular brasileira do século XIX, Cultura popular, nos espaços urbanos expressas pelos negros, pobres e mestiços.  

 

Respostas comentadas

 

1. O que é identidade para você?  

Identidade é aquilo que identifica uma pessoa, um povo ou um local.) O que é “ser brasileiro”? (Aqui as respostas podem ser variadas e pessoais, mas espera-se respostas como “nascer no Brasil”, “viver no Brasil” ou “Se identificar com a cultura brasileira”.)

Você se identifica com a imagem do meme?

(Aqui é esperado que a maioria dos alunos não indígenas digam que não se identificam.)

O que a imagem quer dizer sobre a identidade brasileira? (os alunos tragam a questão de os indígenas ter sido os primeiros habitantes do nosso território, mas que hoje estão marginalizados.)

O que é Estado? (É um país, uma região e que alguns já compreendam Estado num conceito mais amplo, como instituição pública, mas não todos os alunos.)

O que você entende por nação? (Aqui espera-se que o aluno também siga a linha de raciocínio que relaciona com a ideia de país. Pode haver alunos que já compreendam o conceito de nação como um conjunto de características que identificam um povo.)

 

2. V-V-V-F

 

3. Letra D - Os nativos brasileiros – os indígenas, os europeus brancos e os africanos, povo que aqui foi escravizado.

 

4. Resposta pessoal com base na percepção do estudante. Espera que ele encontre com base no texto as seguintes informações: O carnaval, festival de origem pagã, e tão comemorado no Brasil, é também visto na tradição europeia, como é o caso do Festival de Veneza. Hoje nós consumimos pratos típicos indígenas, além de incorporarmos em nosso vocabulário palavras oriundas da família linguística tupi-guarani. A tapioca é um alimento feito de mandioca e sua origem é tupi-guarani. Os africanos trouxeram para o Brasil as suas práticas religiosas expressas hoje, principalmente, pelo candomblé e pela umbanda, que mistura elementos do candomblé com o espiritismo kardecista. Também trouxeram pratos típicos de suas regiões.

 

5. Alternativa correta:

a) Tapioca.  A tapioca é um alimento feito de mandioca e sua origem é tupi-guarani.

Nas alternativas, todos os elementos possuem aspectos da cultura africana:

b) Capoeira: considerada um dos maiores símbolos da cultura brasileira, ela foi criada no século XVII pelos escravos da etnia banto.

c) Jongo: dança folclórica de origem africana, acompanhada por instrumentos de percussão.

d) Umbanda: religião afro-brasileira que surgiu nos subúrbios do Rio de Janeiro em 1908.

e) Candomblé: religião monoteísta africana que cultua os orixás, entidades que representam a energia e a força da natureza.

 

6. LETRA A -A literatura de cordel é um exemplo de elemento cultural genuinamente brasileiro.

 

7. A atividade tem por objetivo desenvolver no aluno o pensamento investigativo e reflexivo e ainda possibilitar diferentes formas de ensinar e aprender através de recursos e técnicas multimídias que sugerem uma maior interação entre educador e educando, e ainda proporcionar ao aluno a condição de sujeito ativo durante o processo de aprendizagem.

 

 

 

ATENÇÃO! Agora em outubro (envie na 6ª feira da semana toda)

 

  Devolutiva semanal das atividades de História para visto e avaliação pelo professor (Hilário):

  

  a)  Tire fotos das atividades de agosto e setembro (ou só da que falta enviar);

  b)  digite seu nome completo: __________________________nº:_____turma:_____; NÃO ESQUEÇA

  c)  envie-me pelo e-mail: prof.hilariohist@gmail.com

Qualquer dúvida entre em contrato comigo durante a aula pelo grupo de sua turma.                                                                                                           Boa sorte! 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade de geografia 7] ano População e trabalho - André

Atividade Geografia 8 ano Migração, refugiados e diversidade - Prof: André

Atividade de Geografia 7 ano A heterogeneidade da população brasileira - André