8º A, B, C - Correção: 4ª QUINZENA – 3º CICLO
8º ANO (A, B, C) |
|
HISTÓRIA (prof. Hilário) |
|
Correção: 4ª QUINZENA – 3º CICLO |
|
Habilidades Essenciais: (GO-EF08HI22-A)
Compreender as várias transformações ocorridas no início do século XIX, que
contribuíram para o desenvolvimento artístico e cultural no Império, bem como
sua relação com a formação da identidade nacional e da literatura brasileira
deste período. |
|
NOME: Nº
Turma: Data: /10/20 |
|
UNIDADE ESCOLAR: Colégio Estadual
Antonio Oliveira da Silva postagem: 28/10/20 |
Tema/
objeto de conhecimento: A produção do imaginário nacional brasileiro:
cultura popular, representações visuais, letras e o Romantismo no Brasil: A
construção da Identidade Nacional, Cultura popular brasileira do século XIX,
Cultura popular, nos espaços urbanos expressas pelos negros, pobres e mestiços.
Respostas
comentadas
1. O que é identidade para você?
Identidade é aquilo que identifica uma
pessoa, um povo ou um local.) O que é “ser brasileiro”? (Aqui as respostas
podem ser variadas e pessoais, mas espera-se respostas como “nascer no Brasil”,
“viver no Brasil” ou “Se identificar com a cultura brasileira”.)
Você se identifica com a imagem do meme?
(Aqui é esperado que a maioria dos alunos
não indígenas digam que não se identificam.)
O que a imagem quer dizer sobre a identidade
brasileira? (os alunos tragam a questão de os indígenas ter sido os primeiros
habitantes do nosso território, mas que hoje estão marginalizados.)
O que é Estado? (É um país, uma região e que
alguns já compreendam Estado num conceito mais amplo, como instituição pública,
mas não todos os alunos.)
O que você entende por nação? (Aqui
espera-se que o aluno também siga a linha de raciocínio que relaciona com a
ideia de país. Pode haver alunos que já compreendam o conceito de nação como um
conjunto de características que identificam um povo.)
2. V-V-V-F
3. Letra D - Os nativos brasileiros – os
indígenas, os europeus brancos e os africanos, povo que aqui foi escravizado.
4. Resposta pessoal com base na percepção do
estudante. Espera que ele encontre com base no texto as seguintes informações:
O carnaval, festival de origem pagã, e tão comemorado no Brasil, é também visto
na tradição europeia, como é o caso do Festival de Veneza. Hoje nós consumimos
pratos típicos indígenas, além de incorporarmos em nosso vocabulário palavras
oriundas da família linguística tupi-guarani. A tapioca é um alimento feito de
mandioca e sua origem é tupi-guarani. Os africanos trouxeram para o Brasil as
suas práticas religiosas expressas hoje, principalmente, pelo candomblé e pela
umbanda, que mistura elementos do candomblé com o espiritismo kardecista.
Também trouxeram pratos típicos de suas regiões.
5. Alternativa correta:
a) Tapioca.
A tapioca é um alimento feito de mandioca e sua origem é tupi-guarani.
Nas alternativas, todos os
elementos possuem aspectos da cultura africana:
b) Capoeira: considerada um
dos maiores símbolos da cultura brasileira, ela foi criada no século XVII pelos
escravos da etnia banto.
c) Jongo: dança folclórica de
origem africana, acompanhada por instrumentos de percussão.
d) Umbanda: religião
afro-brasileira que surgiu nos subúrbios do Rio de Janeiro em 1908.
e) Candomblé: religião
monoteísta africana que cultua os orixás, entidades que representam a energia e
a força da natureza.
6. LETRA A -A literatura de
cordel é um exemplo de elemento cultural genuinamente brasileiro.
7. A atividade tem por
objetivo desenvolver no aluno o pensamento investigativo e reflexivo e ainda
possibilitar diferentes formas de ensinar e aprender através de recursos e
técnicas multimídias que sugerem uma maior interação entre educador e educando,
e ainda proporcionar ao aluno a condição de sujeito ativo durante o processo de
aprendizagem.
ATENÇÃO! Agora em outubro (envie na 6ª feira da semana
toda)
– Devolutiva
semanal das atividades de História para visto e avaliação pelo professor
(Hilário):
a) Tire
fotos das atividades de agosto e setembro (ou só da que falta enviar);
b)
digite seu nome completo: __________________________nº:_____turma:_____;
NÃO ESQUEÇA
c) envie-me
pelo e-mail: prof.hilariohist@gmail.com
Qualquer dúvida entre em contrato
comigo durante a aula pelo grupo de sua turma.
Boa sorte!
Comentários
Postar um comentário