7º A, B, C - História, 1ª aula: 3ª QUINZENA – 3º CORTE
7º ANO (A, B, C) |
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HISTÓRIA (prof. Hilário) |
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1ª aula: 3ª
QUINZENA – 3º CORTE |
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Habilidades
Essenciais: (EF07HI10) Analisar, com base em documentos históricos,
diferentes interpretações sobre as dinâmicas das sociedades americanas no
período colonial. |
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NOME: Nº Turma: Data:
/10/20 |
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UNIDADE ESCOLAR: Colégio Estadual
Antonio Oliveira da Silva postagem: 01/10/20 |
Tema/
objeto de conhecimento: A
estruturação dos vice-reinos nas Américas; Resistências indígenas, invasões e
expansão na América portuguesa:
a) Se
for possível assista o vídeo complementar ao conteúdo e leia os textos
do link: https://www.youtube.com/watch?v=P47RDGisxOU&ab_channel=ProEnem-Enem2020
(Fonte: ProEnem - Enem 2020 - vídeo Youtube)
Leia o texto a seguir:
“O período de conquista se estendeu por
praticamente todo a século XVI, apesar de oficialmente ter se encerrado em
1556, quando ao rei Felipe II tomou uma série de medidas para abrandar a
autoridade e a violência dos conquistadores (...). Esses conquistadores,
chamados também de adelantados, chegavam à América com recursos próprios,
trazendo consigo um pequeno exército e a resolução de não voltarem de mãos
vazias. Entre os principais conquistadores se destacaram Hernán Cortez que
conquistou a Confederação Asteca, no México, e Francisco Pizarro que
conquistou o Império Inca, na região do Peru. Num primeiro momento
interessava a coroa (...). A partir da segunda metade do século XVI, contudo,
essa autonomia passou a incomodar a Espanha, que passou a interferir e agir
no sentido de impor a vontade do soberano nas regiões já conquistadas”. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5433/o-dominio-espanhol-na-america-e-a-instituicao-dos-vice-reinados. Acesso em 01 de
set. de 2020. |
Observe a imagem a seguir:
Imagem 1 |
Imagem 2 |
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“A
captura de Atahualpa ou a batalha de Cajamarca foi um ataque surpresa ao
monarca do império Inca por Francisco Pizarro e suas tropas. Aconteceu na
tarde de 16 de novembro de 1532, na praça principal de Cajamarca, alcançando
seu objetivo de capturar o inca Atahualpa.” |
A imagem intitulada Lienzo de Tlaxcala é uma ilustração
produzida por indígenas para indígenas, datada do século XVI. De forma geral,
ela retrata as duas alianças durante a conquista espanhola dos astecas, tendo
como figura central Hernán Cortés, que liderou em grande parte o domínio do território
americano e ilumina o tema sobre mestiçagem com base na figura de La
Malinche, uma das 20 mulheres dadas a Cortés por um líder maia. |
Disponível
em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5433/o-dominio-espanhol-na-america-e-a-instituicao-dos-vice-reinados. Acesso em 01 de set. de 2020.
ATIVIDADES
b) Copie (ou se
for possível, imprima/cole) as atividades no caderno
1. Estas duas
imagens são importantes fontes Históricas. Vamos analisá-las. Você pode usar as
informações contidas nos textos para ajudar na compreensão.
a) As obras possuem títulos? Quais?
b) Existem pessoas nas pinturas? Quem
você imagina que são elas? Como se vestem? Como
se portam na pintura? Explique.
c) Percebe-se hierarquia na
representação? Como ela aparece?
d) Qual é a época retratada? Há
indícios de tempo histórico na pintura?
e) Quais são os temas das obras? O
que o autor quis representar?
f) As imagens tratam do mesmo período
histórico?
g) Quais eram os principais
acontecimentos deste período?
2. Esses
conquistadores, chamados também de adelantados, chegavam à América com recursos
próprios, trazendo consigo um pequeno exército e a resolução de não voltarem de mãos vazias. Nesse
trecho não voltar de mão vazias quer dizer o que?
Agora
leia o texto a seguir:
Colonização Espanhola
Os espanhóis, logo após empreenderem um sangrento processo de dominação
das populações indígenas da América, efetivaram o seu projeto colonial nas
terras a oeste do Tratado de Tordesilhas. Para isso montaram um complexo
sistema administrativo responsável por gerir os interesses da Coroa espanhola
em terras americanas. Todo esse esforço deu-se em um curto período de tempo.
Isso porque a ganância pelos metais preciosos motivava os espanhóis.
As regiões exploradas foram divididas em quatro grandes vice-reinados:
Rio da Prata, Peru, Nova Granada e Nova Espanha. O termo vice-reinado (ou
vice-reino) diz respeito ao cargo que compete ao vice-rei, ao tempo que dura esse cargo e à
circunscrição governada por esta autoridade que representa a pessoa do rei nos
territórios coloniais. O vice-rei, por conseguinte, é quem administra e governa em nome
do rei. A Espanha baseou grande parte do seu poder nesta figura, uma vez que, devido à extensão das suas
colónias e às dificuldades de comunicação, estas terras não podiam ser geridas de forma
centralizada.
Além dessas grandes regiões, havia outras quatro capitanias: Chile, Cuba,
Guatemala e Venezuela. Dentro de cada uma delas, havia um corpo administrativo
comandado por um vice-rei e um capitão-geral designados pela Coroa. No topo da
administração colonial havia um órgão dedicado somente às questões coloniais: o
Conselho Real e Supremo das Índias.
Todos os colonos que transitavam entre a colônia e a metrópole deviam
prestar contas à Casa de Contratação, que recolhia os impostos sob toda riqueza
produzida. Além disso, o sistema de porto único também garantia maior controle
sobre as embarcações que saiam e chegavam à Espanha e nas Américas. Os únicos
portos comerciais encontravam-se em Veracruz (México), Porto Belo (Panamá) e Cartagena
(Colômbia). Todas as embarcações que saíam dessas regiões colônias só podiam
desembarcar no porto de Cádiz, na região da Andaluzia.
Responsáveis pelo cumprimento dos interesses
da Espanha no ambiente colonial, os chapetones eram todos os espanhóis que
compunham a elite colonial. Logo em seguida, estavam os criollos. Eles eram os
filhos de espanhóis nascidos na América e dedicavam-se a grande agricultura e o
comércio colonial. Sua esfera de poder político era limitada à atuação junto às
câmaras municipais, mais conhecidas como cabildos.
Na base da sociedade colonial
espanhola, estavam os mestiços, índios e escravos. Os primeiros realizavam
atividades auxiliares na exploração colonial e, dependendo de sua condição
social, exerciam as mesmas tarefas que índios e escravos. Os escravos africanos
eram minoria, concentrando-se nas regiões centro-americanas. A população
indígena foi responsável por grande parte da mão de obra empregada nas colônias
espanholas. Muito se diverge sobre a relação de trabalho estabelecida entre os
colonizadores e os índios.
Alguns pesquisadores apontam que
a relação de trabalho na América Espanhola era escravista. Para burlar a
proibição eclesiástica a respeito da escravização do índio, os espanhóis
adotavam a mita e a encomienda. A mita consistia em um trabalho compulsório
onde parcelas das populações indígenas eram utilizadas para uma temporada de
serviços prestados. Já a encomienda funcionava como uma “troca” onde os índios
recebiam em catequese e alimentos por sua mão-de-obra.
No final do século XVIII, com a
disseminação do ideário iluminista e a crise da Coroa Espanhola (devido às
invasões napoleônicas) houve o processo de independência que daria fim ao
pacto colonial, mas não resolveria o problema das populações economicamente
subordinadas do continente americano.
Disponível em:
https://mundoeducacao.uol.com.br/historia-america/colonizacao-espanhola.htm Acesso em: 01 de set. de 2020.
Disponível
em:https://mundoeducacao.uol.com.br/historiaamerica/colonizacao-espanhola.htm
Acesso em: 01 de set. de 2020.
3. De acordo com o
texto, descreva com suas palavras em que consistia o termo vice-reinado e como
eles eram organizados.
4. As regiões
exploradas foram divididas em quatro grandes vice-reinados. Identifique-os no
texto e liste-os aqui.
5. Relacione a
classe social as suas devidas especificações.
a) Chapetones
b) Criollos
c) A base da
sociedade
( ) eram os filhos de espanhóis nascidos na
América e dedicavam-se a grande agricultura local.
( ) eram os mestiços, índios e escravos.
( ) eram todos os espanhóis que compunham a
elite colonial
6. Use o texto para
identificar se as informações a seguir são verdade ou Fake News. Depois
reescreva os fake News de forma que elas se tornem verdade.
a) ( ) Os escravos africanos eram a maioria,
concentrando-se nas regiões centro-americanas.
b) ( ) A
população indígena foi responsável por grande parte da mão de obra empregada
nas colônias espanholas.
c) ( ) A relação de trabalho estabelecida entre
os colonizadores e os índios eram equivalentes.
d) ( ) A
relação de trabalho na América Espanhola era escravista.
7. Mita e
encomienda são dois termos relacionados à América Colonial. Durante a época das
Grandes Navegações, os europeus encontraram a América e, subjugando os povos
nativos do continente passaram a explorá-lo. Para burlar a proibição
eclesiástica a respeito da escravização do índio, os espanhóis adotavam a mita
e a encomienda.
8. Depois da
leitura do texto e das reflexões a respeito da “conquista” da América, a forma
como os povos nativos foram tratados pelos colonizadores, analise a fonte
imagética a seguir e descreva sobre como foi a ação dos espanhóis sobre a
população indígena, refletindo se este fenômeno pode ser chamado de “conquista”
ou “invasão”.
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c) ATENÇÃO! Agora
em outubro (envie na 6ª feira da semana toda)
– Devolutiva
semanal das atividades de História para visto e avaliação pelo professor
(Hilário):
a) Tire
fotos das atividades de agosto e setembro (ou só da que falta enviar);
b)
digite seu nome completo: __________________________nº:_____turma:_____;
NÃO ESQUEÇA
c) envie-me
pelo e-mail: prof.hilariohist@gmail.com
Qualquer dúvida entre em contrato
comigo durante a aula pelo grupo de sua turma.
Boa
sorte!
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