7º A, B, C - História, correção 1ª ativ. 1ª QUINZ – 3º CORTE
7º ANO (A, B, C) |
|
HISTÓRIA (prof.
Hilário) |
|
Correção da 1ª atividade: 1ª QUINZENA – 3º CORTE
|
|
Habilidades
Essenciais: (EF07HI08) Descrever as formas de organização das sociedades
americanas no tempo da conquista com vistas à compreensão dos mecanismos de alianças,
confrontos e resistências. |
|
NOME: Nº Turma: Data:
/09/20 |
|
UNIDADE ESCOLAR: Colégio Estadual
Antonio Oliveira da Silva postagem: 10/09/20 |
Tema/ objeto de conhecimento: A
conquista da América e as formas de organização política dos indígenas e
europeus: conflitos, dominação e conciliação.
Correção da 1ª atividade: 1ª QUINZENA – 3º CORTE
Respostas comentadas
1. a) Sim são muitas pessoas.
É possível ver a presença, ao fundo, de outros soldados senão os espanhóis na
luta.
b) A conquista do México por Hernán
Cortés.
c) Uma batalha entre os povos
ameríndios e espanhóis.
d) Cidade de Tenochtitlán
2. A conquista dos astecas foi um feito atribuído ao espanhol Hernán Cortés. Esse processo iniciou-se no ano de 1519 quando
Cortés partiu de Cuba com cerca de 500 homens distribuídos em onze embarcações. A historiadora
Marianne Mahn-Lot afirma que ele
obteve o dinheiro para a expedição por um empréstimo.
3.a) Aliança
é o ato ou efeito de aliar-se. É um pacto, um ajuste, um acordo. É a união
harmoniosa de coisas diferentes entre si. Aliança é a união entre duas ou mais
entidades em prol de um objetivo comum, podendo ocorrer entre pessoas,
empresas, sociedades, partidos, países etc.
b)
Confronto - Combate; ação de se opor violentamente a; em que há briga:
confronto entre policiais e bandidos. Partida; disputa entre adversários ou
rivais: confronto esportivo. Comparação; estabelecimento de um paralelo entre
uma coisa e outra: confronto de preços, de ideias. Encontro cara a cara; ação
de estar diante de alguém.
c)
Resistência - Ação ou efeito de resistir, de não ceder nem sucumbir.
Aptidão para suportar dificuldades
(fadiga, fome, esforço). Qualidade de um corpo que reage contra a ação de outro
corpo. Defesa contra um ataque: opor forte resistência a assaltantes. Recusa de
submissão à vontade de outrem; oposição, reação. Física. Força que se opõe ao
movimento; inércia.
Disponível
em: https://www.significados.com.br/
Acesso em: 19 de ago. de 2020.
4. Entre vários outros
exemplos o estudante pode identificar esses:
Aliança
|
Confronto |
Resistência |
1.
Os
contatos iniciais foram pacíficos e foram feitos por meio da troca de presentes
entre espanhóis e astecas. |
A marcha dos
espanhóis seguiu e, em Cholula, houve um grande massacre de astecas. |
2.
Cortés
encontrou a cidade em estado de rebelião após desentendimentos entre os
espanhóis que ficaram e os astecas. |
5. Espera-se que os estudantes descrevam sobre essas três
causas:
Superioridade armamentícia: os espanhóis possuíam armamentos
muito superiores em comparação aos nativos. O destaque vai para os canhões, as
balestras (também conhecidas como besta) e o cavalo (não existiam cavalos na
América); Doenças contagiosas: o contato dos nativos com o
espanhol trouxe aos nativos uma série de doenças para as quais eles não
possuíam anticorpos. A varíola, em especial, foi a mais mortal e dizimou
populações indígenas inteiras em várias partes da América; Alianças: a política de Cortés de
aliar-se com outros povos indígenas inimigos dos astecas foi muito eficaz, pois
fortaleceu suas fileiras de combatentes e permitiu-lhe conhecer o inimigo e a
região.
6. a) F; b) F; c) V; d) V; e) V; f) V; g) V
A expedição de Cortés tomou
o rumo da Península de Iucatã e estabeleceu-se no litoral mexicano onde ficava
a cidade totonaca de Cempoala. A
comunicação entre espanhóis e os emissários astecas era realizada por uma
intérprete nativa chamada Malinche,
que falava nahuatl (idioma dos astecas) e havia aprendido espanhol.
...............................................................................................................
– Devolutiva
semanal das atividades de História para visto e avaliação pelo professor
(Hilário):
a) Tire
fotos das atividades de agosto e setembro;
b)
digite seu nome completo: __________________________nº:_____turma:_____;
NÃO ESQUEÇA
c) envie-me
pelo e-mail: prof.hilariohist@gmail.com
Qualquer dúvida entre em contrato comigo durante a aula pelo grupo
de sua turma.
Um abraço & boa sorte!
Comentários
Postar um comentário