7º A, B, C - História, correção 1ª ativ. 1ª QUINZ – 3º CORTE

 

7º ANO (A, B, C)

HISTÓRIA (prof. Hilário)

                      Correção da 1ª atividade: 1ª QUINZENA – 3º CORTE

Habilidades Essenciais: (EF07HI08) Descrever as formas de organização das sociedades americanas no tempo da conquista com vistas à compreensão dos mecanismos de alianças, confrontos e resistências.

NOME:                                                                                                                   Turma:       Data:   /09/20    

UNIDADE ESCOLAR:  Colégio Estadual Antonio Oliveira da Silva                               postagem: 10/09/20

 

Tema/ objeto de conhecimento: A conquista da América e as formas de organização política dos indígenas e europeus: conflitos, dominação e conciliação.

 

Correção da 1ª atividade: 1ª QUINZENA – 3º CORTE

 

Respostas comentadas

 1. a) Sim são muitas pessoas. É possível ver a presença, ao fundo, de outros soldados senão os espanhóis na luta.

b)    A conquista do México por Hernán Cortés.

c)     Uma batalha entre os povos ameríndios e espanhóis.

d)    Cidade de Tenochtitlán

 2. A conquista dos astecas foi um feito atribuído ao espanhol Hernán Cortés. Esse processo iniciou-se no ano de 1519 quando Cortés partiu de Cuba com cerca de 500 homens distribuídos em onze embarcações. A historiadora Marianne Mahn-Lot afirma que ele obteve o dinheiro para a expedição por um empréstimo.

3.a) Aliança é o ato ou efeito de aliar-se. É um pacto, um ajuste, um acordo. É a união harmoniosa de coisas diferentes entre si. Aliança é a união entre duas ou mais entidades em prol de um objetivo comum, podendo ocorrer entre pessoas, empresas, sociedades, partidos, países etc.

b) Confronto - Combate; ação de se opor violentamente a; em que há briga: confronto entre policiais e bandidos. Partida; disputa entre adversários ou rivais: confronto esportivo. Comparação; estabelecimento de um paralelo entre uma coisa e outra: confronto de preços, de ideias. Encontro cara a cara; ação de estar diante de alguém.

c) Resistência - Ação ou efeito de resistir, de não ceder nem sucumbir. Aptidão para suportar  dificuldades (fadiga, fome, esforço). Qualidade de um corpo que reage contra a ação de outro corpo. Defesa contra um ataque: opor forte resistência a assaltantes. Recusa de submissão à vontade de outrem; oposição, reação. Física. Força que se opõe ao movimento; inércia.

Disponível em: https://www.significados.com.br/ Acesso em: 19 de ago. de 2020.

4. Entre vários outros exemplos o estudante pode identificar esses:

Aliança

Confronto

Resistência

1.       Os contatos iniciais foram pacíficos e foram feitos por meio da troca de presentes entre espanhóis e astecas.

A marcha dos espanhóis seguiu e, em Cholula, houve um grande massacre de astecas.

2.       Cortés encontrou a cidade em estado de rebelião após desentendimentos entre os espanhóis que ficaram e os astecas.

5. Espera-se que os estudantes descrevam sobre essas três causas:

Superioridade armamentícia: os espanhóis possuíam armamentos muito superiores em comparação aos nativos. O destaque vai para os canhões, as balestras (também conhecidas como besta) e o cavalo (não existiam cavalos na América); Doenças contagiosas: o contato dos nativos com o espanhol trouxe aos nativos uma série de doenças para as quais eles não possuíam anticorpos. A varíola, em especial, foi a mais mortal e dizimou populações indígenas inteiras em várias partes da América; Alianças: a política de Cortés de aliar-se com outros povos indígenas inimigos dos astecas foi muito eficaz, pois fortaleceu suas fileiras de combatentes e permitiu-lhe conhecer o inimigo e a região.

6. a) F; b) F; c) V; d) V; e) V; f) V; g) V

A expedição de Cortés tomou o rumo da Península de Iucatã e estabeleceu-se no litoral mexicano onde ficava a cidade totonaca de Cempoala. A comunicação entre espanhóis e os emissários astecas era realizada por uma intérprete nativa chamada Malinche, que falava nahuatl (idioma dos astecas) e havia aprendido espanhol.

 

            ...............................................................................................................      


      ATENÇÃO! Agora em setembro – URGENTE para fechar média    

 

  Devolutiva semanal das atividades de História para visto e avaliação pelo professor (Hilário):

  a)  Tire fotos das atividades de agosto e setembro;

  b)  digite seu nome completo: __________________________nº:_____turma:_____; NÃO ESQUEÇA

  c)  envie-me pelo e-mail: prof.hilariohist@gmail.com

Qualquer dúvida entre em contrato comigo durante a aula pelo grupo de sua turma.                                                                                                           Um abraço & boa sorte!

 

 

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade de geografia 7] ano População e trabalho - André

Atividade de Geografia 7 ano A heterogeneidade da população brasileira - André

Atividade Geografia 8 ano Migração, refugiados e diversidade - Prof: André