7 A, B, C - CORREÇÃO TAREFA CARTA DE SOLICITAÇÃO - LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA VÂNIA AZEREDO
FAÇA CABEÇALHO;
COLOQUE SEU NOME;
NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR A DATA DE CORREÇÃO.
Respostas:
1.
Resposta pessoal.
2. Destinatário: Márcia Lopes, responsável pelas compras de
material pedagógico. Remetente: alunos do 7º B.
Espera-se que o estudante
reconheça os interlocutores de uma carta de solicitação.
3. Aquisição de sete caixinhas como as da
biblioteca. Os argumentos foram: os alunos não estão usando as “casinhas” que a
sala de aula já tem porque têm apenas duas vagas, o que não permite acomodar
todos os livros nem possibilita uma boa classificação deles; os livros,
portanto, estão nas prateleiras, e, nesse lugar, a organização não se mantém
porque eles não param em pé, o que torna muito difícil a localização do volume;
e ao caírem na prateleira, os livros estão sofrendo amassos e rasgos.
Espera-se que o estudante identifique elementos da forma de
organização e características composicionais de uma carta de solicitação.
4. Alternativa b)
uma solicitação para aquisição de sete caixinhas.
Espera-se que o
estudante identifique o assunto do gênero carta de solicitação.
5. Espera-se
que o estudante reconheça as partes que compõem a estrutura do gênero textual
estudado.
Local
e data |
Goiânia,
25 de abril de 2019. |
Vocativo
e destinatário |
Cara Márcia Lopes, |
Corpo
do texto |
Sabemos que você é a
pessoa responsável pela compra de material pedagógico da escola e, por isso,
escrevemos esta carta, pois estamos precisando da sua ajuda. Como você sabe, as
classes têm uma pequena biblioteca nas salas de aula. Os livros, em geral,
ficam nas “casinhas” desocupadas pelas pastas ou nas prateleiras que ficam na
parte alta do armário. Nós não estamos
usando as “casinhas” porque temos apenas duas vagas, o que não permite
acomodar todos os livros nem possibilita uma boa classificação deles. Os livros, portanto,
estão nas prateleiras. Nesse lugar, a organização não se mantém porque eles
não param em pé, o que torna muito difícil a localização do volume que
procuramos. Outro problema devido
ao fato de caírem na prateleira é a quantidade de estragos que nossos livros
estão sofrendo: amassos e rasgos. Se nós tivéssemos a
oportunidade de adquirir sete caixinhas como as da biblioteca, esses problemas estariam resolvidos e nós
iríamos aproveitar melhor nossa pequena biblioteca. |
Expressão
de despedida |
Desde
já agradecemos sua atenção, |
Assinatura |
Alunos
do 7ª B |
6. a) (V); b) (V); c) (F);
d) (F); e) (V); f) (F).
Espera-se que o estudante
reconheça as características composicionais do gênero textual carta de
solicitação.
7. A partir de argumentos,
justificativas como apresentação das dificuldades, exposição das situações que
envolvem as dificuldades ou a explicação sobre os impactos que estas causam na
vida dos envolvidos.
Espera-se que o
estudante entenda que ao falar sobre algum problema, relatando as
circunstâncias que o envolvem são formas de argumentar em favor da necessidade
de uma resolução.
8.Alternativa c) Beijos.
Espera-se que o
estudante identifique as diferentes
expressões-padrão que são usadas como despedida nas cartas formais,
diferenciando-as pelo grau de formalidade/informalidade existente entre os
interlocutores.
9.
a) Na carta predomina o uso do padrão formal da linguagem. b) A norma culta é
comum nas cartas argumentativas, pois se trata de um texto formal, endereçado a
alguém que não há intimidade.
Espera-se que o estudante reconheça a
linguagem formal como uma das características composicionais do gênero carta de
solicitação.
10.Solicitar
algo para resolver problemas e/ou melhorar situações.
Espera-se que o
estudante reconheça qual a finalidade de uma carta de solicitação.
Comentários
Postar um comentário