7 A, B, C - CORREÇÃO TAREFA CARTA DE SOLICITAÇÃO - LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA VÂNIA AZEREDO

 FAÇA CABEÇALHO;

COLOQUE SEU NOME;

NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR A DATA DE CORREÇÃO.

Respostas:

1.     Resposta pessoal.

 

2.     Destinatário: Márcia Lopes, responsável pelas compras de material pedagógico. Remetente: alunos do 7º B.

Espera-se que o estudante reconheça os interlocutores de uma carta de solicitação.

                                                                      

3.     Aquisição de sete caixinhas como as da biblioteca. Os argumentos foram: os alunos não estão usando as “casinhas” que a sala de aula já tem porque têm apenas duas vagas, o que não permite acomodar todos os livros nem possibilita uma boa classificação deles; os livros, portanto, estão nas prateleiras, e, nesse lugar, a organização não se mantém porque eles não param em pé, o que torna muito difícil a localização do volume; e ao caírem na prateleira, os livros estão sofrendo amassos e rasgos.

Espera-se que o estudante identifique elementos da forma de organização e características composicionais de uma carta de solicitação.

                       

4. Alternativa b) uma solicitação para aquisição de sete caixinhas.

Espera-se que o estudante identifique o assunto do gênero carta de solicitação.

                                            

5. Espera-se que o estudante reconheça as partes que compõem a estrutura do gênero textual estudado.

 

Local e data

Goiânia, 25 de abril de 2019.

Vocativo e destinatário

Cara Márcia Lopes,

Corpo do texto

Sabemos que você é a pessoa responsável pela compra de material pedagógico da escola e, por isso, escrevemos esta carta, pois estamos precisando da sua ajuda.

Como você sabe, as classes têm uma pequena biblioteca nas salas de aula. Os livros, em geral, ficam nas “casinhas” desocupadas pelas pastas ou nas prateleiras que ficam na parte alta do armário.

Nós não estamos usando as “casinhas” porque temos apenas duas vagas, o que não permite acomodar todos os livros nem possibilita uma boa classificação deles.

Os livros, portanto, estão nas prateleiras. Nesse lugar, a organização não se mantém porque eles não param em pé, o que torna muito difícil a localização do volume que procuramos.

Outro problema devido ao fato de caírem na prateleira é a quantidade de estragos que nossos livros estão sofrendo: amassos e rasgos.

Se nós tivéssemos a oportunidade de adquirir sete caixinhas como as da biblioteca, esses problemas estariam resolvidos e nós iríamos aproveitar melhor nossa pequena biblioteca.

Expressão de despedida

Desde já agradecemos sua atenção,

Assinatura

Alunos do 7ª B

 

6. a) (V); b) (V); c) (F); d) (F); e) (V); f) (F).

Espera-se que o estudante reconheça as características composicionais do gênero textual carta de solicitação.

 

7.     A partir de argumentos, justificativas como apresentação das dificuldades, exposição das situações que envolvem as dificuldades ou a explicação sobre os impactos que estas causam na vida dos envolvidos.

Espera-se que o estudante entenda que ao falar sobre algum problema, relatando as circunstâncias que o envolvem são formas de argumentar em favor da necessidade de uma resolução.

                               

8.Alternativa c) Beijos.

Espera-se que o estudante identifique as diferentes expressões-padrão que são usadas como despedida nas cartas formais, diferenciando-as pelo grau de formalidade/informalidade existente entre os interlocutores.

 

9. a) Na carta predomina o uso do padrão formal da linguagem. b) A norma culta é comum nas cartas argumentativas, pois se trata de um texto formal, endereçado a alguém que não há intimidade.

Espera-se que o estudante reconheça a linguagem formal como uma das características composicionais do gênero carta de solicitação.

 

10.Solicitar algo para resolver problemas e/ou melhorar situações.

Espera-se que o estudante reconheça qual a finalidade de uma carta de solicitação.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade de geografia 7] ano População e trabalho - André

Atividade Geografia 8 ano Migração, refugiados e diversidade - Prof: André

Atividade de Geografia 7 ano A heterogeneidade da população brasileira - André