PERÍODO DE REVISÃO - 2ª SEMANA - EDITORIAL - 06-08-20 - LÍNGUA PORTUGUESA - PROFA. VÂNIA AZEREDO
7º ANO |
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LÍNGUA PORTUGUESA |
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PERÍODO DE REVISÃO – 2ª semana |
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Habilidades
Essenciais: (EF67LP04) Distinguir, em segmentos descontínuos de textos, fato da opinião
enunciada em relação a esse mesmo fato. (EF67LP05-A) Analisar e se posicionar em relação aos textos
argumentativos que se lê/ouve. (EF67LP05) Identificar e avaliar
teses/opiniões/posicionamentos explícitos e argumentos em textos
argumentativos, como editorial, manifestando concordância ou discordância. |
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Nome: |
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Unidade Escolar: |
I - OBJETO DE
CONHECIMENTO: Estratégia de leitura -
Distinção de fato e opinião/ Identificação de teses e argumentos – Gênero:
Editorial
II - ATIVIDADES:
Leia os textos e depois responda
as atividades no caderno.
Texto 1
De olho no futuro
Quatro meses se passaram desde que a
pandemia do novo coronavírus (Covid-19) começou a ser comentada no Brasil.
Desde então, medidas preventivas estão sendo tomadas a todo momento, com
mudanças constantes entre restrições e liberações, para que a população possa
dar continuidade em suas vidas de forma segura, sejam elas pessoais,
profissionais ou estudantis.
Em Curitibanos, o comércio e
indústrias têm sentido o reflexo deste momento de crise de saúde, que afetou
diretamente a situação econômica de todos, com demissões e restrições
financeiras que se amontoam dia a dia. Neste momento, a incerteza no futuro é
uma frequente, da mesma forma que a confiança do empresário local, que tem
abusado da criatividade para manter ativas suas frentes de trabalho.
Esta semana marcou o início do
segundo semestre de um ano que a impressão é não estar sendo visto passar. Se
os primeiros meses foram de amargar dívidas e problemas em diversos setores, a
segunda parte do ano vem com a esperança de dias melhores. Mesmo com retomada
lenta e incerta, todos os segmentos de trabalho estão se readequando e
reaprendendo a garantir sua continuidade no mercado de trabalho, exigindo
esforços e confiança de empregados e empregadores.
Enquanto não há vacina para proteger
a população contra este inimigo invisível, a única saída tem sido aprender a
conviver com o vírus, com medidas de prevenção contra contágio e de forma que
todos possam continuar seguindo em frente, pois a esperança e a proteção da
saúde, são as palavras de ordem para esta segunda parte de 2020.
Disponível em <http://asemanacuritibanos.com.br/not%C3%ADcias/2.4749/de-olho-no-futuro-1.2240355> Acesso em 03
de ago. de 2020.
1) Qual
a finalidade do texto em estudo?
2) Qual
o fato que gerou o editorial?
3) Os editoriais são
gêneros textuais que fazem parte de que grupo de textos?
a)
( ) Jurídicos.
b)
( ) Religiosos.
c)
( ) Publicitários.
d)
( ) Jornalísticos.
4) No editorial em estudo, o autor do texto faz uso de argumentos e
informações que colaboram para construir sua ideia. Indique alguns desses
argumentos apresentados no texto.
a)
[...[ o comércio e indústrias têm
sentido o reflexo deste momento de crise de saúde. ( )
b) [...] a incerteza no futuro é uma frequente. ( )
c) [...] um ano que a impressão é não estar sendo visto passar. ( )
d) Enquanto não há vacina para proteger a população [...] ( )
e) [...] com medidas de prevenção contra contágio [...] ( )
f) [...] pois a esperança e a proteção
da saúde, são as palavras de ordem [...] ( )
6) Sobre o gênero
textual editorial é correto afirmar:
a) ( )
Pode ser escrito por qualquer cidadão que queira manifestar a sua opinião sobre
algum assunto.
b) (
) Expõe fatos e informações recentes com o objetivo de deixar os
leitores informados sobre os últimos acontecimentos.
c) (
) Representa a opinião da empresa jornalística sobre algum assunto em
pauta no momento.
d) ( )
Informa a população sobre pesquisas recentes que explicam problemas que estão
afetando a sociedade.
Disponível em < https://decifrandotextosecontextos.blogspot.com/2016/06/atividade-de-compreensao-e.html> Acesso em 03
de ago. de 2020.
Texto 2
À espera do sinal
verde
A entrevista coletiva dos secretários municipais
diretamente envolvidos no combate à pandemia de Covid-19 para detalhar a
proposta de retomada de atividades e segmentos pode ser analisada por dois
prismas. Para quem se vê há quase cinco meses obrigado a manter as portas
fechadas e abrir mão do atendimento presencial, ela se mostrou frustrante, por
não trazer a informação mais ansiada: uma data palpável. Por outro lado, trouxe
um panorama a ser levado em consideração dentro das sinalizações científicas e
do monitoramento de especialistas. Que são exatamente os pontos primordiais
para a tomada de qualquer decisão relativa à flexibilização das regras de
circulação.
Parece mais do que sensato tomar como base os principais
indicadores referentes à doença em Belo Horizonte. Não é de hoje que o número
médio de transmissão por infectado (Rt) inferior a 1 é a meta no que diz
respeito à curva de contágio pelo novo coronavírus. Na prática, sinal de que
uma pessoa com a doença, em média, não a transmitiria para múltiplas outras.
Ainda assim, há o tempo de incubação para que eventuais novos casos se
confirmem e mantenham a pressão sobre o sistema de saúde. Exatamente onde
entram os percentuais de ocupação de leitos de UTI e enfermaria na rede pública
pela Covid.
Desde o primeiro momento da pandemia estava claro que cada
cidade ou região teria de lidar com o enfrentamento de acordo com a sua
realidade. O que torna estéril qualquer tentativa de comparação com outras
regiões do país que, porventura, estejam em fase avançada de reabertura. Há que
se lembrar ainda que muitas das que o fizeram de forma precipitada foram
obrigadas a recuar, alongando o período de quarentena e incertezas.
Quando for possível trocar os sinais de vermelho, amarelo e
verde para verde, verde e amarelo (em que ordem for), aí sim será possível
levar o plano adiante, com maior possibilidade de êxito. A quem reclama que
nada tem sido feito, ou que o prazo se estende de forma demasiada, vale lembrar
que já existem os protocolos a serem adotados, bem como a determinação das
fases de reabertura. O prazo exato não depende apenas da Prefeitura ou do
sistema de saúde, mas de todos. E quanto mais se fizer para inibir a
transmissão do vírus, mais rápido os indicadores permitirão os passos tão
esperados.
Disponível em <https://www.hojeemdia.com.br/opini%C3%A3o/colunas/editorial-1.334042/%C3%A0-espera-do-sinal-verde-1.797879> Acesso em 03 de ago. de 2020.
7) O
editorial acima tem qual objetivo?
8) O texto apresenta
características, principalmente
a)
( ) narrativas.
b)
( ) instrucionais.
c)
( ) argumentativas.
d)
( ) descritivas.
Disponível em <http://tudosaladeaula.blogspot.com/2017/08/leia-o-texto-e-responda-as-proximas-10.html> Acesso em 03
de ago. de 2020.
9) No editorial em estudo, o autor do texto faz uso de argumentos e
informações que colaboram para construir sua ideia. Indique alguns argumentos
apresentados no texto.
10)
No editorial em estudo, que fundamento o autor do texto faz
para construir a defesa da tese. Indique a alternativa que apresenta as
estratégias argumentativas encontradas no texto.
a) ( ) Pensamentos filosóficos.
b) ( ) Opiniões de
autores e livros.
c) (
) Resultados de uma pesquisa relevante.
d) ( ) Dados
informativos.
11) Quais são as
principais características do gênero editorial?
a)
( ) Texto narrativo
em 1ª pessoa, linguagem subjetiva.
b)
( ) Texto
informativo, que expressa uma opinião, linguagem formal,
clara e objetiva.
c)
( ) Texto curto, com
gírias, pois está endereçado a um público alvo: adolescentes..
d)
( ) Texto com imagens, linguagem simples,
humor e ironia.
12) Para
escrever um EDITORIAL o autor precisa
a) (
) criar fatos e personagens conforme sua imaginação.
b) (
) utilizar-se de um assunto pouco conhecido pelos leitores.
c) (
) falar sobre uma realidade polêmica.
d) (
) ser complexo e utilizar um vocabulário acima do padrão.
Disponível em <http://tudosaladeaula.blogspot.com/2017/08/leia-o-texto-e-responda-as-proximas-10.html> Acesso em 03 de ago. de 2020.
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