9º A, B, C - História, correção revisão 3ª semana

 

      9º ANO A, B, C

 

   HISTÓRIA (profº Hilário)

  Copie a correção  PERÍODO DE REVISÃO – 3ª semana

Habilidades Essenciais: (EF09HI10) Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais e os conflitos vivenciados na Europa; (EF09HI11) Identificar as especificidades e os desdobramentos mundiais da Revolução Russa e seu significado histórico; (EF09HI12) Analisar a crise

capitalista de 1929 e seus desdobramentos em relação à economia global.

Nome:                                                                                                     Turma:      Data:    /08/20

Unidade Escolar: Colégio Estadual Antonio Oliveira da Silva/CEAOS              postagem:   27/08/20

I-    OBJETO DE CONHECIMENTO: O mundo em conflito: a Primeira Guerra Mundial; A Revolução Russa; A crise capitalista de 1929.

 

   IV- RESPOSTAS:  correção de atividades

1. Concorrência por mercado consumidor, disputa neocolonialista por território, segunda revolução industrial, imperialismo, Belle Époque (consumismo exagerado)

2. a) verdade; b) verdade; c) verdade; d) verdade; e) Fake News; f) verdade; g) Fake News; h) verdade

3. Resposta pessoal

4.

a)    Primeira etapa|: A Revolução de Fevereiro de 1917(março de 1917, pelo calendário ocidental), que derrubou a autocracia do Czar Nicolau II da Rússia, o último Czar a governar, e procurou estabelecer em seu lugar uma república de cunho liberal.

b)    Segunda etapa: A Revolução de Outubro (novembro de 1917, pelo calendário ocidental), na qual o Partido Bolchevique, liderado por Vladimir Lênin, derrubou o governo provisório e impôs o governo socialista soviético.

5. Alternativa A

6. Alternativa C

7. Resposta pessoal – espera-se que o estudante compreenda que o Brasil também sentiu os impactos da Crise de 1929. A área que sofreu mais com a recessão econômica foi a de produção do café – o principal produto de exportação do país. O Brasil era responsável por cerca de 70% do café comercializado no mundo, e o principal consumidor da nossa mercadoria eram os Estados Unidos (compravam cerca de 80% do nosso café). Com a recessão, o café estagnou-se no mercado brasileiro, e o preço do produto despencou. Os cafeicultores tiveram prejuízos gigantescos. No auge dessa crise, o país enfrentou transformações políticas profundas com o acontecimento da Revolução de 1930. O novo governo teve Getúlio Vargas como presidente provisório. A mudança política em si que aconteceu nesse período já é levantada pelos historiadores como uma consequência indireta da recessão sobre o nosso país. Além disso, as exportações do café brasileiro reduziram-se por volta de 60%, e o preço do café no mercado internacional caiu cerca de 90%. Com isso, o governo resolveu agir.

    

     ATENÇÃO  (Instruções)

 

    – Devolutiva das atividades de História para visto e avaliação pelo professor (Hilário):

   a) Tire fotos do caderno de História – de todas as atividades, se possível;

   b)  Crie uma pasta de arquivos e anexe as fotos das atividades/caderno;

   c)  Digite seu nome completo:---------------nº:-------- turma:--------;

  d) E envie-me pelo e-mail: prof.hilariohist@gmail.com  

       até o final de agosto

                                                                                                                      Boa sorte!

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade de geografia 7] ano População e trabalho - André

Atividade de Geografia 7 ano A heterogeneidade da população brasileira - André

Atividade Geografia 8 ano Migração, refugiados e diversidade - Prof: André