25/06 - 7º A, B, C - História vespertino
Lista de atividades SEDUC 3ª e 4ª SEMANAS - 2º CORTE
- 15, 22/06/2020
|
|||
Nome aluno/a
|
Nº
|
Data: ___/junho/2020
|
|
Unidade Escolar:
|
C. E. Antonio Oliveira da Silva
|
Ano: 7º
Ano:
|
|
Componente
Curricular: História – professor
Hilário postada em 25/06
|
|||
Objeto de conhecimento/conteúdos: Reformas religiosas: a
cristandade fragmentada: Guerras e conflitos religiosos/ Diversidade
religiosa, respeito e tolerância/ Contrarreforma religiosa
|
|||
Habilidades:
(EF07HI05) Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas
religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e
na América; (GO-EF07HI05-B) Analisar o movimento da reforma religiosa, seus
desdobramentos políticos, culturais e religiosos, para as sociedades modernas
e sua relação com a fragmentação da religião crista, nos dias atuais; (GO-EF07HI05-C)
Compreender as guerras e os conflitos religiosos no período moderno, na busca
da promoção e do desenvolvimento de atitudes de respeito e tolerância a
diversidade religiosa, na atualidade.
(GO-EF07HI05-D)
Compreender o movimento da Contrarreforma e analisar seus desdobramentos na América,
na África e Ásia.
|
|||
FAÇA
O QUE SE PEDE: copie o cabeçalho a caneta azul ou preta
Qualquer
dúvida (postar comentário) estou aqui à sua disposição durante o horário de
aula
(professor Hilário).
ATIVIDADES: hoje copie a correção das questões 1 a 9 (postadas em 15,
22/06)
Com a Idade Moderna surgiu uma perspectiva cultural
possibilitada pelo Renascimento Cultural e desenvolvimento científico. Esses
fatores foram determinantes para revoluções ocorridas na época. Entre elas,
destacam-se a contestação do poder da Igreja Católica e a Reforma
Religiosa, que deu origem à formação de novas igrejas como a luterana, a
calvinista e a anglicana.
Respostas
01. Letra C
02. 02. V; V; V;
V
03. Portugal teve início no século XII, com a Dinastia de
Borgonha (Dinastia Afonsina), sendo mais tarde consolidada pela Dinastia de
Avis.
Espanha ocorreu
a partir da União dos reinos de Aragão e Castela, apresentando seu apogeu com a
Dinastia de Habsburgo.
França, considerada
exemplo máximo do absolutismo europeu, esse processo foi consolidado com a
Dinastia Capetíngia e a Dinastia Valois;
Inglaterra, com a
Dinastia Plantageneta e a Dinastia Tudor. Observe que tanto na Espanha, quanto
na França e na Inglaterra, a formação dos estados nacionais tiveram início no
século XV.
04. C; D; B; E; F; A
05. Apresentavam suas fronteiras, limites dos
territórios e o exército nacional (para segurança da nação), unificação dos
padrões monetários e também um sistema de cobrança dos impostos.
A união dos
interesses políticos dos Reis e os interesses econômicos da burguesia, foram
essenciais para formação das Monarquias ou Estados Nacionais, extinguindo o
domínio dos senhores feudais do período medieval, dando início a Era Moderna.
06. Uma nação para ser considerada como tal precisa
agregar um sentimento de pertença ao
todo desse grupo, ou seja, é preciso haver uma vontade por parte dos indivíduos
em formarem uma nação.
07. Letra B - Um Estado-nação é
constituído por uma massa de cidadãos que se considera parte de uma mesma
nação.
08. A ideia de cidadania, ou seja, a condição de
cidadão que aqueles que detêm o direito de participação na vida política de um
Estado possuem, não existia para a grande maioria dos indivíduos que integrava
os Estados tradicionais. A maior parte da população demonstrava pouco ou nenhum
interesse nos assuntos referentes aos seus governantes. Os direitos políticos,
ou o poder de exercer influência sobre assuntos políticos, eram reservados
apenas para uma pequena parcela da população.
Nos
Estados-nações modernos, a maior parte das pessoas que vive sob a jurisdição de
um sistema político é cidadã, partilhando de direitos e deveres assegurados por
seu governo, tendo ainda o poder de interferência e influência nas decisões
políticas de seu interesse.
09. Letra D- Nacionalismo
.................................................................................................................................................. Boa sorte! #Fique Em Casa#
Contagem
regressiva para as férias! :-)
Comentários
Postar um comentário