25/06 - 7º A, B, C - História vespertino

 Lista de atividades SEDUC 3ª e 4ª SEMANAS - 2º  CORTE -  15, 22/06/2020                        
Nome aluno/a
                                                                             
Data: ___/junho/2020
Unidade Escolar:
C. E. Antonio Oliveira da Silva
Ano:  7º Ano:
Componente Curricular: História – professor Hilário                                                   postada em 25/06
Objeto de conhecimento/conteúdos: Reformas religiosas: a cristandade fragmentada: Guerras e conflitos religiosos/ Diversidade religiosa, respeito e tolerância/ Contrarreforma religiosa
Habilidades: (EF07HI05) Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América; (GO-EF07HI05-B) Analisar o movimento da reforma religiosa, seus desdobramentos políticos, culturais e religiosos, para as sociedades modernas e sua relação com a fragmentação da religião crista, nos dias atuais; (GO-EF07HI05-C) Compreender as guerras e os conflitos religiosos no período moderno, na busca da promoção e do desenvolvimento de atitudes de respeito e tolerância a diversidade religiosa, na atualidade.
(GO-EF07HI05-D) Compreender o movimento da Contrarreforma e analisar seus desdobramentos na América, na África e Ásia.

FAÇA O QUE SE PEDE: copie o cabeçalho a caneta azul ou preta                                                 
Qualquer dúvida (postar comentário) estou aqui à sua disposição durante o horário de aula  
                                                                                                          (professor Hilário).
  
 ATIVIDADES: hoje copie a correção das questões 1 a 9 (postadas em 15, 22/06)

Com a Idade Moderna surgiu uma perspectiva cultural possibilitada pelo Renascimento Cultural e desenvolvimento científico. Esses fatores foram determinantes para revoluções ocorridas na época. Entre elas, destacam-se a contestação do poder da Igreja Católica e a Reforma Religiosa, que deu origem à formação de novas igrejas como a luterana, a calvinista e a anglicana.

Respostas
01.  Letra C  
02.  02.  V; V; V; V
03.  Portugal teve início no século XII, com a Dinastia de Borgonha (Dinastia Afonsina), sendo mais tarde consolidada pela Dinastia de Avis.
Espanha ocorreu a partir da União dos reinos de Aragão e Castela, apresentando seu apogeu com a Dinastia de Habsburgo.
França, considerada exemplo máximo do absolutismo europeu, esse processo foi consolidado com a Dinastia Capetíngia e a Dinastia Valois;
Inglaterra, com a Dinastia Plantageneta e a Dinastia Tudor. Observe que tanto na Espanha, quanto na França e na Inglaterra, a formação dos estados nacionais tiveram início no século XV.
04.  C; D; B; E; F; A
05.  Apresentavam suas fronteiras, limites dos territórios e o exército nacional (para segurança da nação), unificação dos padrões monetários e também um sistema de cobrança dos impostos.
A união dos interesses políticos dos Reis e os interesses econômicos da burguesia, foram essenciais para formação das Monarquias ou Estados Nacionais, extinguindo o domínio dos senhores feudais do período medieval, dando início a Era Moderna.
06.  Uma nação para ser considerada como tal precisa agregar um sentimento de pertença ao todo desse grupo, ou seja, é preciso haver uma vontade por parte dos indivíduos em formarem uma nação.
07.  Letra B - Um Estado-nação é constituído por uma massa de cidadãos que se considera parte de uma mesma nação.
08.  A ideia de cidadania, ou seja, a condição de cidadão que aqueles que detêm o direito de participação na vida política de um Estado possuem, não existia para a grande maioria dos indivíduos que integrava os Estados tradicionais. A maior parte da população demonstrava pouco ou nenhum interesse nos assuntos referentes aos seus governantes. Os direitos políticos, ou o poder de exercer influência sobre assuntos políticos, eram reservados apenas para uma pequena parcela da população.
Nos Estados-nações modernos, a maior parte das pessoas que vive sob a jurisdição de um sistema político é cidadã, partilhando de direitos e deveres assegurados por seu governo, tendo ainda o poder de interferência e influência nas decisões políticas de seu interesse.
09.  Letra D- Nacionalismo  
..................................................................................................................................................                                     Boa sorte!  #Fique Em Casa#
Contagem regressiva para as férias!  :-)





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