TAREFA EXTRA SEDUCE - 7 A, B, C - 3ª SEMANA - 2º CORTE - 21-05-20 - L. PORTUGUESA - PROFª.: VÂNIA AZEREDO
3ª SEMANA – 2º CORTE
|
|||
Unidade Escolar:
|
|||
Componente Curricular:
Língua Portuguesa
|
|||
Tema/
Conhecimento: Editorial
|
|||
(EF69LP02-C) Perceber a construção
composicional e o estilo dos gêneros em questão, como forma de ampliar suas
possibilidades de compreensão (e produção) de textos; (EF67LP02-A) Explorar o
espaço reservado ao leitor nos jornais, revistas, impressos e on-line, sites
noticiosos etc., destacando notícias, reportagens, fotorreportagens,
entrevistas, assuntos, temas e debates em foco; (EF67LP02-B) Posicionar-se de
maneira ética e respeitosa frente a esses textos e opiniões a eles
relacionadas; (EF67LP05-A) Analisar e se posicionar em relação aos textos
argumentativos que se lê/ouve; (EF67LP05) Identificar e avaliar
teses/opiniões/posicionamentos explícitos e argumentos em textos
argumentativos, como editorial, manifestando concordância ou discordância.
|
Editoriais
São textos de um jornal em que o conteúdo expressa a
opinião da empresa, da direção ou da equipe de redação, sem a obrigação de ter
alguma imparcialidade ou objetividade. Geralmente, grandes jornais reservam um
espaço predeterminado para os editoriais em duas ou mais colunas logo nas
primeiras páginas internas. Os boxes (quadros) dos editoriais são normalmente
demarcados com uma borda ou tipografia diferente para marcar claramente que
aquele texto é opinativo, e não informativo.
Texto 1
Para você ficar em casa, eles trabalham
Funcionários de supermercado,
bombeiros, policiais, frentistas, garis, jornalistas, carteiros, entregadores,
motoristas, caminhoneiros, fora os profissionais da área da saúde, da educação
e de outros setores: para eles, não há quarentena. Os trabalhadores dos
serviços essenciais – enumeramos apenas alguns - não pararam um dia sequer
desde o início do isolamento. Para eles, não há a chance de sentir o tédio de
estar em casa. Todos os dias eles saem para trabalhar para garantir que quem
pode ficar em casa tenha à mão todos os produtos e serviços que precisa para
sobreviver. Eles se expõem ao risco de
serem contaminados e, na volta para o lar, muitas vezes se privam do convívio
com a família para os proteger. Para você ter comida em casa, trabalham os
funcionários do mercado. Para que haja comida nos mercados, trabalham os
caminhoneiros e os agricultores. Para você comprar os seus remédios, trabalham
os farmacêuticos. Para você receber sua pizza, trabalham os entregadores. Para
as ruas estarem limpas, trabalham os garis. Para você ter segurança, trabalham
os policiais. Milhares de pessoas colocam suas próprias vidas em risco para
resguardar todos vocês.
Ninguém se expõe a uma pandemia porque
quer. Os trabalhadores dos serviços essenciais estão trabalhando porque
precisam. Quem está parado também precisa voltar ao trabalho. Sim, é verdade,
as contas continuam chegando e a geladeira não se enche sozinha. Mas é preciso
paciência, só mais um pouco. Precisamos achatar a curva em respeito ao nosso
sistema de saúde, que sofre há décadas com o descaso dos nossos governantes.
Uma sociedade não se faz com um presidente, um governador, um deputado, um
vereador ou um prefeito. A sociedade é feita de todos nós. É um trabalho
conjunto em prol do bem estar comum. Esta não é a hora de pensar como seres
individuais. Esta é a hora de mostrar que o Brasil pode sim dar exemplo.
Então pense neles na próxima vez que
você juntar amigos para uma festinha em casa. Pense nos filhos deles quando você sair sem máscara ou a
jogar no chão. Pense nos pais deles quando você desrespeitar a quarentena.
Apenas quando dermos rostos aos
números podemos pensar melhor nos riscos que causamos quando relevamos o
coronavírus. Não dá para tratar vidas com ironia ou trocadilhos. Cabe a todos
nós a responsabilidade de zelarmos pela própria vida e pela desses
trabalhadores
Publicado em 01/05/2020 Disponível em
:https://www.asemana.com.br/noticia/opiniao/para-voce-ficar-em-casa-eles-trabalham acesso em :05 de maio de
2020.
Leia
o texto e responda as questões no seu caderno.
01. O
próprio título do Editorial “Para você ficar em casa, eles
trabalham.” já direciona uma polêmica a qual se desenrola o editorial. Comente.
02. Dentre as características de um editorial escreva 3 que você
conseguiu reconhecer no texto.
03. Qual o fato que
originou o editorial?
04.Qual a finalidade do editorial?
05. Os textos
dissertativo-argumentativos são construídos a partir de argumentos e de
informações que comprovem esses argumentos. Vamos agora ao analisar as frases
abaixo retiradas do Texto I. Escreva (I)
para Informação ou (O) para
Opinião
a) “ , entregadores, motoristas, caminhoneiros, fora os
profissionais da área da saúde, da educação e de outros setores: para eles, não
há quarentena. ...” ( )
b) “Para as
ruas estarem limpas, trabalham os garis. Para você ter segurança, trabalham os
policiais. Milhares de pessoas colocam suas próprias vidas em risco para
resguardar todos vocês.” ( )
c) “
Pense nos filhos deles quando você sair sem máscara ou a jogar no chão. Pense
nos pais deles quando você desrespeitar a quarentena...”( )
d) “Para que haja comida nos mercados, trabalham os
caminhoneiros e os agricultores. Para você comprar os seus remédios, trabalham
os farmacêuticos...” ( )
06. Os editoriais são
gêneros textuais que fazem parte de que grupo de textos?
A) ( ) Científicos
B) ( ) Filosóficos
C) ( )Poéticos
D) ()Jornalístico
07.Complete a tabela abaixo no seu caderno.
Introdução
|
|
Desenvolvimento
|
|
Conclusão
|
Texto 2
Escolha um TEMA atual. Aqui vai para você algumas sugestões:
b.
Tempo .de reflexão
c.
Estudar em casa sem escola.
d-
Parabéns aos profissionais da saúde.
NÃO
ESQUEÇA
Ø
Os
Editoriais possuem caráter opinativos. Seus argumentos têm intenção de
convencer o leitor.
Ø
Escolhido
o Tema é hora de pesquisar sobre o assunto, para você melhor se fundamentar.
Ø
Diferente dos editoriais de jornais, que são
diários, os de revistas apresentam os temas dos artigos que serão abordados
naquela semana, mês, bimestre, etc.
Ø
Qualquer que seja a sua escolha você deve seguir
a estrutura básica desse tipo de texto: introdução,
desenvolvimento e conclusão, como você viu no texto 1
Ø Na Introdução, aqui é o momento de
apresentar ao leitor os principais temas que serão abordados. Esse momento é
muito importante para despertar no leitor a vontade de terminar de ler seu texto.
Ø
No Desenvolvimento, a
argumentação ocorre por meio de opiniões, dados e exemplos sobre o que se
pretende abordar.
Ø
Na Conclusão proponha uma nova solução. Ou ainda, você
pode terminar de maneira criativa e instigando a reflexão ou mesmo a uma pergunta.
Ø
Na Revisão, é muito importante você se
certificar de que seu texto ficou coerente e não apresenta erros da norma
culta. Outro ponto fundamental é analisar a linguagem que foi escolhida para
seu público-alvo.
Então, para
detalhes reveja suas duas atividades anteriores. Bom trabalho!
Comentários
Postar um comentário