TAREFA EXTRA SEDUCE - 7 A, B, C - 3ª SEMANA - 2º CORTE - 21-05-20 - L. PORTUGUESA - PROFª.: VÂNIA AZEREDO

3ª SEMANA – 2º CORTE


Unidade Escolar:


Componente Curricular: Língua Portuguesa
Tema/ Conhecimento: Editorial
(EF69LP02-C) Perceber a construção composicional e o estilo dos gêneros em questão, como forma de ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos; (EF67LP02-A) Explorar o espaço reservado ao leitor nos jornais, revistas, impressos e on-line, sites noticiosos etc., destacando notícias, reportagens, fotorreportagens, entrevistas, assuntos, temas e debates em foco; (EF67LP02-B) Posicionar-se de maneira ética e respeitosa frente a esses textos e opiniões a eles relacionadas; (EF67LP05-A) Analisar e se posicionar em relação aos textos argumentativos que se lê/ouve; (EF67LP05) Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e argumentos em textos argumentativos, como editorial, manifestando concordância ou discordância.

Editoriais
São textos de um jornal em que o conteúdo expressa a opinião da empresa, da direção ou da equipe de redação, sem a obrigação de ter alguma imparcialidade ou objetividade. Geralmente, grandes jornais reservam um espaço predeterminado para os editoriais em duas ou mais colunas logo nas primeiras páginas internas. Os boxes (quadros) dos editoriais são normalmente demarcados com uma borda ou tipografia diferente para marcar claramente que aquele texto é opinativo, e não informativo.


 Texto 1

   Para você ficar em casa, eles trabalham                                                                           
Funcionários de supermercado, bombeiros, policiais, frentistas, garis, jornalistas, carteiros, entregadores, motoristas, caminhoneiros, fora os profissionais da área da saúde, da educação e de outros setores: para eles, não há quarentena. Os trabalhadores dos serviços essenciais – enumeramos apenas alguns - não pararam um dia sequer desde o início do isolamento. Para eles, não há a chance de sentir o tédio de estar em casa. Todos os dias eles saem para trabalhar para garantir que quem pode ficar em casa tenha à mão todos os produtos e serviços que precisa para sobreviver.  Eles se expõem ao risco de serem contaminados e, na volta para o lar, muitas vezes se privam do convívio com a família para os proteger. Para você ter comida em casa, trabalham os funcionários do mercado. Para que haja comida nos mercados, trabalham os caminhoneiros e os agricultores. Para você comprar os seus remédios, trabalham os farmacêuticos. Para você receber sua pizza, trabalham os entregadores. Para as ruas estarem limpas, trabalham os garis. Para você ter segurança, trabalham os policiais. Milhares de pessoas colocam suas próprias vidas em risco para resguardar todos vocês.
        Ninguém se expõe a uma pandemia porque quer. Os trabalhadores dos serviços essenciais estão trabalhando porque precisam. Quem está parado também precisa voltar ao trabalho. Sim, é verdade, as contas continuam chegando e a geladeira não se enche sozinha. Mas é preciso paciência, só mais um pouco. Precisamos achatar a curva em respeito ao nosso sistema de saúde, que sofre há décadas com o descaso dos nossos governantes. Uma sociedade não se faz com um presidente, um governador, um deputado, um vereador ou um prefeito. A sociedade é feita de todos nós. É um trabalho conjunto em prol do bem estar comum. Esta não é a hora de pensar como seres individuais. Esta é a hora de mostrar que o Brasil pode sim dar exemplo.
          Então pense neles na próxima vez que você juntar amigos para uma festinha em casa. Pense nos filhos    deles quando você sair sem máscara ou a jogar no chão. Pense nos pais deles quando você desrespeitar a quarentena.
         Apenas quando dermos rostos aos números podemos pensar melhor nos riscos que causamos quando relevamos o coronavírus. Não dá para tratar vidas com ironia ou trocadilhos. Cabe a todos nós a responsabilidade de zelarmos pela própria vida e pela desses trabalhadores                                                                                                                
 Publicado em 01/05/2020    Disponível em :https://www.asemana.com.br/noticia/opiniao/para-voce-ficar-em-casa-eles-trabalham acesso em :05 de maio de 2020.
     Leia o texto e responda as questões no seu caderno.

01. O próprio   título do   Editorial “Para você ficar em casa, eles trabalham.” já direciona uma polêmica a qual se desenrola o editorial. Comente.
  02. Dentre as características de um editorial escreva 3 que você conseguiu reconhecer no texto.  
03. Qual o fato que originou o editorial?
  04.Qual a finalidade do editorial?
05. Os textos dissertativo-argumentativos são construídos a partir de argumentos e de informações que comprovem esses argumentos. Vamos agora ao analisar as frases abaixo retiradas do Texto I. Escreva   (I)
para Informação ou (O) para Opinião
    
a) “ , entregadores, motoristas, caminhoneiros, fora os profissionais da área da saúde, da educação e de outros setores: para eles, não há quarentena. ...” (       )
 b) “Para as ruas estarem limpas, trabalham os garis. Para você ter segurança, trabalham os policiais. Milhares de pessoas colocam suas próprias vidas em risco para resguardar todos vocês.” (       )
   c) “ Pense nos filhos deles quando você sair sem máscara ou a jogar no chão. Pense nos pais deles quando você desrespeitar a quarentena...”(       )

d) “Para que haja comida nos mercados, trabalham os caminhoneiros e os agricultores. Para você comprar os seus remédios, trabalham os farmacêuticos...” (       )
06. Os editoriais são gêneros textuais que fazem parte de que grupo de textos?


A)  (    ) Científicos
B)  (    ) Filosóficos
C)  (    )Poéticos
D)  ()Jornalístico



07.Complete a tabela abaixo no seu caderno.

Introdução

Desenvolvimento

Conclusão




Texto 2

  Escolha um TEMA atual. Aqui vai para você algumas sugestões:

b. Tempo .de reflexão
c. Estudar em casa sem escola.
d- Parabéns aos profissionais da saúde.


NÃO ESQUEÇA

Ø  Os Editoriais possuem caráter opinativos. Seus argumentos têm intenção de convencer o leitor.
Ø  Escolhido o Tema é hora de pesquisar sobre o assunto, para você melhor se fundamentar.
Ø  Diferente dos editoriais de jornais, que são diários, os de revistas apresentam os temas dos artigos que serão abordados naquela semana, mês, bimestre, etc.
Ø  Qualquer que seja a sua escolha você deve seguir a estrutura básica desse tipo de texto: introdução, desenvolvimento e conclusão, como você viu no texto 1
Ø  Na Introdução, aqui é o momento de apresentar ao leitor os principais temas que serão abordados. Esse momento é muito importante para despertar no leitor a vontade de terminar de ler seu texto.
Ø  No Desenvolvimento, a argumentação ocorre por meio de opiniões, dados e exemplos sobre o que se pretende abordar.
Ø  Na Conclusão   proponha uma nova solução. Ou ainda, você pode terminar de maneira criativa e instigando a reflexão ou mesmo a uma pergunta.
Ø  Na  Revisão, é muito importante você se certificar de que seu texto ficou coerente e não apresenta erros da norma culta. Outro ponto fundamental é analisar a linguagem que foi escolhida para seu público-alvo.

Então, para detalhes reveja suas duas atividades anteriores.  Bom trabalho!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade de geografia 7] ano População e trabalho - André

Atividade de Geografia 7 ano A heterogeneidade da população brasileira - André

Atividade Geografia 8 ano Migração, refugiados e diversidade - Prof: André