CORREÇÃO - PRODUÇÃO DE TEXTO - ATIVIDADE PARA INTERPRETAR - TEXTO A DISCIPLINA DO AMOR - 1ª SÉRIE D - PROFESSORA: REJANE - MATUTINO
PRODUÇÃO DE TEXTO - 1ª SÉRIE D- REJANE - MATUTINO -
TEMA: CONTO -
ATIVIDADE: LER O CONTO E COPIAR APENAS AS PERGUNTAS, LOGO RESPONDÊ-LAS NO SEU CADERNO.
Conto: A disciplina do amor – Lygia Fagundes Telles
Foi na França, durante a Segunda Grande guerra: um jovem tinha um cachorro que todos os dias, pontualmente, ia esperá-lo voltar do trabalho. Postava-se na esquina, um pouco antes das seis da tarde. Assim que via o dono, ia correndo ao seu encontro e na maior alegria acompanhava-o com seu passinho saltitante de volta à casa. A vila inteira já conhecia o cachorro e as pessoas que passavam faziam-lhe festinhas e ele correspondia, chegava até a correr todo animado atrás dos mais íntimos. Para logo voltar atento ao seu posto e ali ficar sentado até o momento em que seu dono apontava lá longe. Mas eu avisei que o tempo era de guerra, o jovem foi convocado. Pensa que o cachorro deixou de esperá-lo? Continuou a ir diariamente até a esquina, fixo o olhar naquele único ponto, a orelha em pé, atenta ao menor ruído que pudesse indicar a presença do dono bem-amado. Assim que anoitecia, ele voltava para casa e levava sua vida normal de cachorro, até chegar o dia seguinte. Então, disciplinadamente, como se tivesse um relógio preso à pata, voltava ao posto de espera. O jovem morreu num bombardeio, mas no pequeno coração do cachorro não morreu a esperança. Quiseram prendê-lo, distraí-lo. Tudo em vão. Quando ia chegando aquela hora ele disparava para o compromisso assumido, todos os dias.
Todos os dias, com o passar dos anos (a memória dos homens!) as pessoas foram se esquecendo do jovem soldado que não voltou. Casou-se a noiva com um primo. Os familiares voltaram-se para outros familiares. Os amigos para outros amigos. Só o cachorro já velhíssimo (era jovem quando o jovem partiu) continuou a esperá-lo na sua esquina. As pessoas estranhavam, mas quem esse cachorro está esperando?…Uma tarde (era inverno) ele lá ficou, o focinho voltado para aquela direção.
Todos os dias, com o passar dos anos (a memória dos homens!) as pessoas foram se esquecendo do jovem soldado que não voltou. Casou-se a noiva com um primo. Os familiares voltaram-se para outros familiares. Os amigos para outros amigos. Só o cachorro já velhíssimo (era jovem quando o jovem partiu) continuou a esperá-lo na sua esquina. As pessoas estranhavam, mas quem esse cachorro está esperando?…Uma tarde (era inverno) ele lá ficou, o focinho voltado para aquela direção.
ATIVIDADES SOBRE O CONTO.
1) Após a leitura do conto “A disciplina do amor”, explique a palavra “disciplina” presente no título.-
A palavra disciplina está relacionada a disciplina que o cachorro tinha esperar pelo seu dono.
A palavra disciplina está relacionada a disciplina que o cachorro tinha esperar pelo seu dono.
2) Qual é o foco narrativo do conto?
O conto é narrado em terceira pessoa do singular; ''um jovem tinha um cachorro que todos os dias.''
O conto é narrado em terceira pessoa do singular; ''um jovem tinha um cachorro que todos os dias.''
3) Qual é o tempo verbal predominante na narrativa? Retire um trecho que comprove sua resposta.
narrado no pretérito - ''faziam-lhe festinhas e ele correspondia, chegava''
narrado no pretérito - ''faziam-lhe festinhas e ele correspondia, chegava''
4) Responda:
a) a história de quem está sendo narrada nesse conto?
Está sendo narrada a história do cachorro e sue dono, porém a história da vida do cachorro ganha destaque.
b) onde e quando essa história acontece?
Acontece na França no período da Segunda Grande guerra.
a) a história de quem está sendo narrada nesse conto?
Está sendo narrada a história do cachorro e sue dono, porém a história da vida do cachorro ganha destaque.
b) onde e quando essa história acontece?
Acontece na França no período da Segunda Grande guerra.
5) Qual o sentimento presente no momento do encontro do cachorro com o dono? E o que isso representa?
O cachorro fica muito feliz e acompanha seu dono. Isso representa que o cachorro ama seu dono e é fiel a ele. Ficou sempre esperando pelo dono.
O cachorro fica muito feliz e acompanha seu dono. Isso representa que o cachorro ama seu dono e é fiel a ele. Ficou sempre esperando pelo dono.
6) Em relação aos trechos:
I – “Mas eu avisei que o tempo era de guerra, o jovem foi convocado.”
II – “Pensa que o cachorro deixou de esperá-lo?”
II – “Pensa que o cachorro deixou de esperá-lo?”
Responda:
Trecho I:
a) Quem é este “eu” que aparece na narrativa?
O narrador.
b) Ele participa da história?
Não.
c) Ele dá esse aviso para quem?
Para o leitor.
a) Quem é este “eu” que aparece na narrativa?
O narrador.
b) Ele participa da história?
Não.
c) Ele dá esse aviso para quem?
Para o leitor.
Trecho II:
a) Deixou de esperar quem?
O dono.
b) A quem o “eu” faz esse questionamento? Por quê?
O narrador. Porque quer alertar o leitor.
a) Deixou de esperar quem?
O dono.
b) A quem o “eu” faz esse questionamento? Por quê?
O narrador. Porque quer alertar o leitor.
7) Em “Então, disciplinadamente, como se tivesse “um relógio preso à pata”, voltava ao posto de espera.”, explique a expressão em destaque. Essa expressão significa que o cachorro não se atrasava nem se esquecia de, todos os dias, no mesmo horário, ir ao encontro de seu dono para esperá-lo.
8) O que aconteceu ao dono do cachorro? Esse fato mudou a rotina do animal?
Morreu e isso não muda a rotina do cachorro.
Morreu e isso não muda a rotina do cachorro.
9) Em “Todos os dias, com o passar dos anos (a memória dos homens!) as pessoas foram se esquecendo do jovem soldado que não voltou.”, explique a exclamação contida nos parênteses. Justifique sua resposta com trecho do texto.
Essa exclamação representa que as pessoas esqueceram do soldado, mas o cachorro não,"Continuou a ir diariamente até a esquina, fixo o olhar naquele único ponto, a orelha em pé, atenta ao menor ruído que pudesse indicar a presença do dono bem-amado".
Essa exclamação representa que as pessoas esqueceram do soldado, mas o cachorro não,"Continuou a ir diariamente até a esquina, fixo o olhar naquele único ponto, a orelha em pé, atenta ao menor ruído que pudesse indicar a presença do dono bem-amado".
10) Leia atenciosamente o trecho: “Só o cachorro já velhíssimo (era jovem quando o jovem partiu) continuou a esperá-lo na sua esquina. As pessoas estranhavam, mas quem esse cachorro está esperando?…Uma tarde (era inverno) ele lá ficou, o focinho voltado para aquela direção.” e responda:
a) Que palavras ou expressões nos mostra que já havia se passado muito tempo? Essa: "já velhíssimo (era jovem quando o jovem partiu".
b) Por que as pessoas estranhavam a espera incessante do cachorro?
Não entendiam o amor que o cachorro tinha em seu dono e a esperança que tinha de o reencontrar.
c) O que aconteceu com o cachorro? Retire o trecho que comprove sua resposta.
Ele deve ter morrido no local onde esperava o cachorro: "Uma tarde (era inverno) ele lá ficou, o focinho voltado para aquela direção".
b) Por que as pessoas estranhavam a espera incessante do cachorro?
Não entendiam o amor que o cachorro tinha em seu dono e a esperança que tinha de o reencontrar.
c) O que aconteceu com o cachorro? Retire o trecho que comprove sua resposta.
Ele deve ter morrido no local onde esperava o cachorro: "Uma tarde (era inverno) ele lá ficou, o focinho voltado para aquela direção".
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