29/05 - 7ºA, B, C - História vespertino

Colégio Estadual Antônio Oliveira da Silva/CEAOS  
Nome aluno (a):
                                                                          
Data: ___/05/2020
Unidade Escolar:
C. E. Antônio Oliveira da Silva/CEAOS
Ano:  7º Ano
Componente Curricular: História – professor Hilário                                            
Objeto de conhecimento/conteúdos: Saberes dos povos africanos e pré--colombianos expressos na cultura material e imaterial:
EAD - aula postado em 29/05/20 – 6ª feira  - atividades de revisão COPIE SÓ AS QUESTÕES 1 a 5


FAÇA O QUE SE PEDE: copie o cabeçalho a caneta azul ou preta                                                
Qualquer dúvida (postar comentário) estou aqui à sua disposição durante o horário de aula  
                                                                                                          (professor Hilário).
  LISTA DE ATIVIDADES: Para essa aula é importante:


ü   rever    suas    anotações sobre o tema.
ü   ter mapas políticos às mãos.
    ü   acessar o link
Disponível em: https://youtu.be/neS2ui7rIws. Acesso em: 20 mar. 2020.


Na sequência das pesquisas, procurem responder às atividades propostas.


                                  Disponível em: www.http://eroneducador.blogspot.com. Acesso em 20 mar. 2020.

ATIVIDADE 01

TEXTO I

Observe o mapa da América pré- colombiana para responder as atividades 1 e 2

De acordo com o mapa, antes da conquista europeia a América era

(A)      habitada.
(B)       inabitada.
(C)       deserta.
(D)      cristã.
(E)       espanhola.

ATIVIDADE 02

Os povos que viviam no atual território brasileiro antes da conquista europeia eram

(A)        Jês, Tupis e Maias.
(B)        Guaranis, Astecas e Esquimós.
(C)        Mais, Incas e Astecas.
(D)        Apaches
(E)        Jês, Guaranis e Tupis.

ATIVIDADE 03 TEXTO III
Observe, a seguir, um mapa da África no século XV

Disponível em https://justicaeliberdade.wordpress.com/ Acesso em 20 mar 2020

Considerando as informações contidas no mapa é correto afirmar que,

(A)        assim como na Europa, na África do século XV havia organizações políticas complexas.
(B)        assim como na Europa, na África do século XV não havia organizações política complexas.
(C)        a África era despovoada antes da conquista europeia.
(D)       assim como na Europa, a África do século XV era culturalmente hegemônica.
(E)        ao contrário da Europa, na África do século XV havia organizações políticas complexas.

ATIVIDADE 04 TEXTO IV

Leia o texto a seguir

O Estudante Versam Iala é de Guiné-Bissau e vive no Brasil. Cansado de uniformidade das pessoas sobre a África, lançou uma linha ‘Visa África’, com a mensagem ‘África não é um país’. Um vasto continente, com 55 países, mais de 1,3 bilhões de pessoas, mais de 1,5 mil línguas são reduzidas a ‘africana’ de acordo com Iala. (KARNAL, Leandro. Instagram – disponível em 05 mar 2020-adaptado)

O texto do historiador Leandro Karnal traz uma característica do continente africano também presente à época da conquista portuguesa, no século XV, que

(A)        é a diversidade cultura e política africanas, haja vista as variadas línguas e estruturas administrativas indicadas no texto.
(B)        são os números que expressam o caráter oligárquico do regime imperante, haja vista o percentual reduzido de pessoas que podiam votar.
(C)        é o número absoluto de votantes decresceu ao longo do período.
(D)        é a porcentagem de votos obtidos sobre o total de votantes, uma vez que se manteve estável.
(E)        é a grande participação popular nos processos eleitorais que teve um crescimento significativo.

ATIVIDADE 05 TEXTO E TEXTO V
Leia o texto a seguir.

Os portugueses, assim como os franceses, assim como os ingleses, mesmo os espanhóis classificaram as populações indígenas de maneira dicotômica. Essa dicotomia que tinha por base os interesses europeus, estabeleceu que (...) existiam índios razoáveis, índios capazes de receber catequese, índios capazes de firmar pactos de trabalho (...) de auxiliarem na proteção aos enclaves europeus que foram se estabelecendo num continente desconhecido. E de outro lado criaturas absolutamente abomináveis com os quais nenhum entendimento era possível.

Disponível      em

Para o historiador João Paulo Garrido Pimenta, autor do discurso, a boa representação do índio era proporcional ao:
(A)         menor ou maior grau de resistência aposto ao europeu.
(B)          menor ou maior grau de tolerância do europeu em relação ao indígena.
(C)          menor ou menor grau de benevolência dos reis europeus.
(D)         menor ou maior grau de civilidade atestado por arqueólogos.
(E)          menor ou maior grau de coragem demostrado ao europeu.
____________________________________________________________                                           
Boa sorte!  #Fique Em Casa#
“De bem com a vida!” :-)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade de geografia 7] ano População e trabalho - André

Atividade Geografia 8 ano Migração, refugiados e diversidade - Prof: André

Atividade de Geografia 7 ano A heterogeneidade da população brasileira - André