29/05 - 7ºA, B, C - História vespertino
Colégio Estadual
Antônio Oliveira da Silva/CEAOS
|
||
Nome aluno (a):
|
Nº
|
Data: ___/05/2020
|
Unidade Escolar:
|
C. E. Antônio
Oliveira da Silva/CEAOS
|
Ano: 7º Ano
|
Componente
Curricular: História – professor Hilário
|
||
Objeto de conhecimento/conteúdos: Saberes dos povos
africanos e pré--colombianos expressos na cultura material e imaterial:
|
||
EAD - aula postado em 29/05/20 – 6ª feira - atividades de revisão COPIE SÓ AS QUESTÕES
1 a 5
|
FAÇA O QUE SE PEDE: copie o cabeçalho a caneta azul ou
preta
Qualquer dúvida (postar comentário) estou aqui à sua
disposição durante o horário de aula
(professor
Hilário).
LISTA DE ATIVIDADES: Para essa aula é importante:
ü
rever suas anotações sobre o tema.
ü
ter mapas políticos às mãos.
ü
acessar o link
Na sequência das pesquisas, procurem
responder às atividades propostas.
ATIVIDADE 01
TEXTO I
Observe o mapa da América pré- colombiana para responder as atividades 1 e 2
De acordo com o mapa, antes da
conquista europeia a América era
(A)
habitada.
(B)
inabitada.
(C)
deserta.
(D)
cristã.
(E)
espanhola.
ATIVIDADE
02
Os povos que viviam no atual
território brasileiro antes da conquista europeia eram
(A)
Jês, Tupis e Maias.
(B)
Guaranis, Astecas e Esquimós.
(C)
Mais, Incas e
Astecas.
(D)
Apaches
(E)
Jês, Guaranis e
Tupis.
ATIVIDADE 03 TEXTO
III
Observe, a seguir,
um mapa da África no século XV
Considerando as informações
contidas no mapa é correto afirmar que,
(A)
assim como na Europa, na África do século XV havia organizações políticas complexas.
(B)
assim como na Europa, na África do século XV não havia organizações política complexas.
(C)
a África era despovoada antes da conquista
europeia.
(D)
assim como na Europa, a África do século XV era
culturalmente hegemônica.
(E)
ao contrário da Europa, na África do século XV havia organizações políticas complexas.
ATIVIDADE
04 TEXTO IV
Leia o texto a seguir
O Estudante Versam Iala é de
Guiné-Bissau e vive no Brasil. Cansado de uniformidade das pessoas sobre a
África, lançou uma linha ‘Visa África’, com a mensagem ‘África não é um país’.
Um vasto continente, com 55 países, mais de 1,3 bilhões de pessoas, mais de 1,5
mil línguas são reduzidas a ‘africana’ de acordo com Iala. (KARNAL, Leandro. Instagram – disponível em 05 mar
2020-adaptado)
O texto do historiador Leandro
Karnal traz uma característica do continente africano também presente à época
da conquista portuguesa, no século XV, que
(A)
é a diversidade cultura e política
africanas, haja vista as
variadas línguas e estruturas administrativas indicadas no texto.
(B)
são os números que expressam o caráter
oligárquico do regime imperante, haja vista o percentual reduzido de pessoas
que podiam votar.
(C)
é o número absoluto de votantes decresceu ao
longo do período.
(D)
é a porcentagem de votos obtidos sobre o total de votantes, uma vez que se manteve estável.
(E)
é a grande participação popular nos processos
eleitorais que teve um crescimento significativo.
ATIVIDADE 05 TEXTO E
TEXTO V
Leia o texto a
seguir.
Os portugueses,
assim como os franceses, assim como os ingleses, mesmo os espanhóis
classificaram as populações indígenas de maneira dicotômica. Essa dicotomia que
tinha por base os interesses europeus, estabeleceu que (...) existiam índios
razoáveis, índios capazes de receber catequese, índios capazes de firmar pactos
de trabalho (...) de auxiliarem na proteção aos enclaves europeus que foram se estabelecendo num continente
desconhecido. E de outro lado criaturas absolutamente abomináveis com os quais
nenhum entendimento era possível.
Disponível em
https://www.youtube.com/watch?v=14RoB4lgmS4&list=PLAudUnJeNg4vG maPFutBZc7VciYNpaQe8&index=4&t=0s Acesso em 20 mar 2020
Para o historiador João Paulo Garrido
Pimenta, autor do discurso, a
boa representação do índio era proporcional ao:
(A)
menor ou maior grau de resistência aposto ao
europeu.
(B)
menor ou maior grau de tolerância do europeu
em relação ao indígena.
(C)
menor ou menor grau de benevolência dos reis europeus.
(D)
menor ou maior grau de civilidade atestado por arqueólogos.
(E)
menor ou maior grau de coragem demostrado ao europeu.
____________________________________________________________
Boa sorte! #Fique Em Casa#
“De bem com a vida!” :-)
Comentários
Postar um comentário