Lista extra de exercícios da SEDUCE - 1 - Língua Portuguesa - Professora Vânia Azeredo



Nome:

Data: ___/___/2020
Unidade Escolar:

Ano: 7º
Componente Curricular: Língua Portuguesa

Tema/ Conhecimento: Tirinha

Habilidades: (EF69LP03-A) Compreender a relação de sentido entre imagem e texto verbal (multimodalidade) nos variados gêneros, por meio de recursos linguísticos e semióticos. (EF69LP05) Inferir e justificar, em textos multissemióticos – tirinhas, memes etc. –, o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc. (EF07LP10) Utilizar, ao produzir texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: modos e tempos verbais, concordância nominal e verbal, pontuação etc.




TIRINHA

Nas atividades anteriores, estudamos sobre as tirinhas. É um texto curto e a principal característica é a presença do humor, mas também pode trazer uma crítica. Tem formato retangular, vertical ou horizontal, com um ou mais quadrinhos, diálogos curtos, recursos icônico-verbais próprios (como balões, onomatopeias, metáforas visuais, figuras cinéticas etc), personagens fixos ou não, e desfecho inesperado.
(RAMOS, P. A leitura das histórias em quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2009).

®    Vamos ver mais algumas? Em seguida, responda às atividades no seu caderno:
Não foi possível salvar a tirinha enviada. Repetirei as falas para o feitio do exercício
Mafalda: Vamos escutar o noticiário para ver como está o doente (planeta Terra).
               O doente continua mal.
               [cantando] Dorme nenê, nenê vai se curar...
                                                                                                 Fonte: Quino (2003, p. 77, tira 3).
Disponível em: <http://alunostrabalhando.pbworks.com/w/page/12394290/mafalda> Acesso em 27 de mar. de 2020.

1)        Você gosta de ler tirinhas? Por quê?

2)        Pela fala e expressão da menina Mafalda no 3º quadrinho, ela está?



(A)    Preocupada.
(B)    Confusa.
(C)    Alegre.
(D)    Indignada



3)        No 2º quadrinho não há falas e o desenho evidencia um distanciamento. Por quê?

(A)    Para mostrar os detalhes da casa da Mafalda.
(B)    O autor fez um quadrinho a mais sem nenhuma intenção.
(C)    O autor quis mostrar como Mafalda se sentiu após ouvir o noticiário, preocupada.
(D)    Que Mafalda é uma criança sozinha.

4)   O autor do texto aborda um tema na tirinha. Identifique-o.
a) O texto destaca os cuidados que o homem demonstra ter com a natureza.
b) O texto tem como tema central as belezas naturais.   
c) O texto tem como tema a necessidade de cuidarmos do nosso Planeta.   
d) O texto fala sobre as doenças em geral.



6)   Dos fatos que estão acontecendo no mundo de hoje, quais os que você considera que pode deixá-lo doente?


7) No primeiro quadrinho, o pai de Mafalda está lendo uma notícia no jornal. Nessa notícia aparecem as palavras goleiro, árbitro, falta.  Por essas palavras, qual é o tema da notícia que o pai está lendo no jornal?


(A)         Política.
(B)         Futebol.
(C)         Música.
(D)         Previsão do tempo.



8) Pelas linguagens verbal e não verbal apresentadas no 2º quadrinho, por que o pai de Mafalda ficou tão furioso com a notícia que estava lendo?

9) Por que Mafalda foi ler o jornal, logo depois que seu pai o jogou no chão?

10) Mafalda e seu pai leram os mesmos assuntos no jornal? Comente.

11) Observe como o pai de Mafalda foi desenhado no último quadrinho.
a)    O que ele parece estar sentindo?
b)   Por que ele está sentindo isso?

12) Pontue o diálogo com travessão (-), ponto final ( . ), vírgula ( , ), dois pontos ( : ) e ponto de  interrogação  (?).

a.    Mafalda perguntou ao pai (   )
b.    (   ) Papai (   ) o que o senhor está lendo (   )
c.    O pai respondeu (   )
d.    (   ) Estou lendo as notícias do jornal(   )

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade de geografia 7] ano População e trabalho - André

Atividade de Geografia 7 ano A heterogeneidade da população brasileira - André

Atividade Geografia 8 ano Migração, refugiados e diversidade - Prof: André