Lista extra de exercícios da SEDUCE - 1 - Língua Portuguesa - Professora Vânia Azeredo
Nome:
|
Data:
___/___/2020
|
|||
Unidade
Escolar:
|
Ano: 7º
|
|||
Componente
Curricular: Língua Portuguesa
|
||||
Tema/ Conhecimento: Tirinha
|
||||
Habilidades: (EF69LP03-A) Compreender a relação de
sentido entre imagem e texto verbal (multimodalidade) nos variados gêneros,
por meio de recursos linguísticos e semióticos. (EF69LP05) Inferir e
justificar, em textos multissemióticos – tirinhas, memes etc. –, o efeito de
humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou
imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc. (EF07LP10) Utilizar, ao produzir texto,
conhecimentos linguísticos e gramaticais: modos e tempos verbais,
concordância nominal e verbal, pontuação etc.
|
||||
TIRINHA
Nas
atividades anteriores, estudamos sobre as tirinhas. É um texto curto e a principal
característica é a presença do humor, mas também pode trazer uma crítica. Tem
formato retangular, vertical ou horizontal, com um ou mais quadrinhos, diálogos
curtos, recursos icônico-verbais próprios (como balões, onomatopeias, metáforas
visuais, figuras cinéticas etc), personagens fixos ou não, e desfecho
inesperado.
(RAMOS, P. A leitura das
histórias em quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2009).
®
Vamos ver mais algumas? Em seguida, responda
às atividades no seu caderno:
Não foi possível salvar a tirinha enviada. Repetirei as falas para o feitio do exercício
Mafalda: Vamos escutar o noticiário para ver como está o doente (planeta Terra).
O doente continua mal.
[cantando] Dorme nenê, nenê vai se curar...
Mafalda: Vamos escutar o noticiário para ver como está o doente (planeta Terra).
O doente continua mal.
[cantando] Dorme nenê, nenê vai se curar...
Fonte: Quino (2003, p. 77, tira 3).
Disponível em: <http://alunostrabalhando.pbworks.com/w/page/12394290/mafalda> Acesso em 27 de mar. de 2020.
1)
Você gosta de ler tirinhas?
Por quê?
2)
Pela fala e expressão da menina Mafalda no 3º
quadrinho, ela está?
(A)
Preocupada.
(B)
Confusa.
(C)
Alegre.
(D)
Indignada
3)
No 2º quadrinho não há falas e o desenho
evidencia um distanciamento. Por quê?
(A)
Para
mostrar os detalhes da casa da Mafalda.
(B)
O
autor fez um quadrinho a mais sem nenhuma intenção.
(C)
O
autor quis mostrar como Mafalda se sentiu após ouvir o noticiário, preocupada.
(D)
Que
Mafalda é uma criança sozinha.
4)
O autor do texto aborda um tema na tirinha.
Identifique-o.
a) O texto
destaca os cuidados que o homem demonstra ter com a natureza.
b) O texto
tem como tema central as belezas naturais.
c) O texto
tem como tema a necessidade de cuidarmos do nosso Planeta.
d) O texto
fala sobre as doenças em geral.
6)
Dos fatos que estão
acontecendo no mundo de hoje, quais os que você considera que pode deixá-lo
doente?
Disponível
em: <http://2.bp.blogspot.com/- cPzqezXa_Hk/T3jTEBx_HdI/AAAAAAAAB3M/rRaFI- DJ0Ss/s1600/Mafalda+hist%C3%B3ria.jpg>
Acesso em 27 de mar. De 2020.
7) No primeiro
quadrinho, o pai de Mafalda está lendo uma notícia
no jornal. Nessa notícia aparecem as palavras goleiro, árbitro,
falta.
Por essas palavras, qual é o
tema da notícia que o pai está lendo no jornal?
(A)
Política.
(B)
Futebol.
(C)
Música.
(D)
Previsão do tempo.
8) Pelas linguagens
verbal e não verbal apresentadas no 2º quadrinho, por que o pai de Mafalda
ficou tão furioso com a notícia que estava lendo?
9) Por que Mafalda foi
ler o jornal, logo depois que seu pai o jogou no chão?
10) Mafalda e seu pai
leram os mesmos assuntos no jornal? Comente.
11) Observe como o pai de Mafalda
foi desenhado no último
quadrinho.
a)
O que ele parece estar sentindo?
b)
Por que ele está sentindo
isso?
12) Pontue o diálogo
com travessão (-), ponto final ( . ), vírgula ( , ), dois pontos ( : )
e ponto de interrogação (?).
a.
Mafalda perguntou ao
pai ( )
b.
( ) Papai (
) o que o senhor está lendo ( )
c.
O pai respondeu
( )
d.
( ) Estou lendo as notícias do jornal( )
Comentários
Postar um comentário