CORREÇÃO - LÍNGUA PORTUGUESA - 8º ANO A,B, C - PROFESSORA: REJANE - VESPERTINO
OLÁ, COPIAR AS QUESTÕES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA E RESPONDÊ-LAS! QUEM PUDER IMPRIMIR PODE COLAR A FOLHA DE ATIVIDADES IMPRESSA NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA E RESPONDER!
ATIVIDADE POEMAS VISUAIS
O poema visual caracteriza-se por
valorizar a imagem como entidade universal. A palavra, no caso, é um
complemento muito bem explorado e colocado, compondo um todo harmônico capaz de
permitir ao expectador, uma infinidade de leituras, de acordo com o nível do
seu conhecimento, experiência, cultura e escolaridade. A poesia visual
transmite uma mensagem não só através da linguagem verbal, mas também
utilizando recursos diferentes, como a construção de imagens, para chamar a
atenção do leitor. Através desse tipo de poesia, é possível ter variados pontos
de vista sobre uma mesma obra.
(Definição
retirada do livro Poemas visuais
e poesias do autor Hugo Pontes).
1. O título do poema remete:
a) ao final da história que está expresso graficamente.
b) ao cenário em que a história se desenvolve.
c) ao momento em que a história do pássaro foi gerada.
d) ao personagem da história.
2. O desenho e a sonoridade da sentença “norte/sul”
representam:
a) as leves plumas.
b) a morte do pássaro.
c) a mole espuma.
d) o caçador de pássaros.
3. As repetições das palavras “cantava” e “voava” lembram:
a) a vida do pássaro com
seus filhotes.
b) a vida do pássaro na
gaiola.
c) o sonho de fuga do
pássaro.
d) o movimento do pássaro
no céu.
4. A rotina do pássaro é
interrompida quando o:
a) dono
do pássaro chega.
b) pássaro leva um tiro.
c) pássaro canta mais alto.
d) pássaro faz um risco no céu.
Comentários
Postar um comentário