ARTE 2º Lista de atividades do 9º A, 9º B e 9º C.
ATIVIDADE ARTE- MÚSICA
Nome: Data: _01_/_04_/2020
Unidade Escolar: Colégio Estadual Antônio de Oliveira da Silva
Professora: Janete Rosso
Ano: 9o
Componente Curricular: ARTE/MÚSICA
Tema/ Objeto do Conhecimento: A indústria cultural da música; Aspectos dos processos
de produção musical e seu consumo / Os parâmetros sonoros
Habilidades: (GO-EF09AR17-B/C) Relacionar e refletir sobre as funções da música na
sociedade, reconhecendo e compreendendo a influência da indústria cultural e do consumo
da música na contemporaneidade.
(GO-EF09AR20-A) Entender que a matéria-prima da música é o som e que este possui
diferentes características. Conceituar os parâmetros do som: altura, duração, timbre e
intensidade.
(GO-EF09AR20-B) Perceber e classificar os parâmetros do som, altura, duração, timbre e
intensidade, por meio de práticas diversas, ampliando a apreciação e a percepção musical.
A música funcional está a serviço dos mais diferentes setores da sociedade, sendo amplamente
influenciada pela indústria cultural e pelos anseios populares, desde música para eventos até
músicas voltadas para as transmissões radiofônicas ou programas de streaming.
1. Qual estilo/gênero de música você gosta?
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
__________
2. Você costuma ouvir música a partir de qual dispositivo: celular (mp3, spotfy, deezer),
rádio, gravações em aparelhos de som (cd, DVD, discos, fitas k7...)?
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
__________
3. Além de você, quais pessoas na sua casa ouvem música, qual estilo/gênero?
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
__________
4. Para você, qual a importância da música na nossa sociedade?
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
________________________
5. Você acredita que a música pode influenciar as pessoas? Explique
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
___________________________
Faça uma breve pesquisa sobre o que é Indústria Cultural e como ela é capaz de influenciar o seu gosto musical?
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
____________________________________
Selecione uma música instrumental de sua escolha e a ouça livremente, apreciando-a atentamente.
Faça uma nova escuta observando dois dos parâmetros sonoros: altura (sons agudos “finos” e
sons graves
“grosso”); intensidade (forte, médio, piano “fraco”);
Em seguida, no espaço abaixo, em forma de representação gráfica (desenho), faça o registro
do trecho que você considerou mais significativo com atenção aos parâmetros indicados:
* Como exemplos de representação gráfica de forma animada, você pode acessar os links abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=vcBn04IyELc
https://www.youtube.com/watch?v=oOpWNtF9wT8
Nome: Data: _01_/_04_/2020
Unidade Escolar: Colégio Estadual Antônio de Oliveira da Silva
Professora: Janete Rosso
Ano: 9o
Componente Curricular: ARTE/MÚSICA
Tema/ Objeto do Conhecimento: A indústria cultural da música; Aspectos dos processos
de produção musical e seu consumo / Os parâmetros sonoros
Habilidades: (GO-EF09AR17-B/C) Relacionar e refletir sobre as funções da música na
sociedade, reconhecendo e compreendendo a influência da indústria cultural e do consumo
da música na contemporaneidade.
(GO-EF09AR20-A) Entender que a matéria-prima da música é o som e que este possui
diferentes características. Conceituar os parâmetros do som: altura, duração, timbre e
intensidade.
(GO-EF09AR20-B) Perceber e classificar os parâmetros do som, altura, duração, timbre e
intensidade, por meio de práticas diversas, ampliando a apreciação e a percepção musical.
ATIVIDADE I
A música funcional está a serviço dos mais diferentes setores da sociedade, sendo amplamente
influenciada pela indústria cultural e pelos anseios populares, desde música para eventos até
músicas voltadas para as transmissões radiofônicas ou programas de streaming.
1. Qual estilo/gênero de música você gosta?
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
__________
2. Você costuma ouvir música a partir de qual dispositivo: celular (mp3, spotfy, deezer),
rádio, gravações em aparelhos de som (cd, DVD, discos, fitas k7...)?
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
__________
3. Além de você, quais pessoas na sua casa ouvem música, qual estilo/gênero?
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
__________
4. Para você, qual a importância da música na nossa sociedade?
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
________________________
5. Você acredita que a música pode influenciar as pessoas? Explique
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
___________________________
ATIVIDADE II
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
____________________________________
ATIVIDADE III
Selecione uma música instrumental de sua escolha e a ouça livremente, apreciando-a atentamente.
Faça uma nova escuta observando dois dos parâmetros sonoros: altura (sons agudos “finos” e
sons graves
“grosso”); intensidade (forte, médio, piano “fraco”);
Em seguida, no espaço abaixo, em forma de representação gráfica (desenho), faça o registro
do trecho que você considerou mais significativo com atenção aos parâmetros indicados:
* Como exemplos de representação gráfica de forma animada, você pode acessar os links abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=vcBn04IyELc
https://www.youtube.com/watch?v=oOpWNtF9wT8
Comentários
Postar um comentário