9º Ano, 7ª ativi. História vespertino
INEP: 52033953
- 2020
Disciplina: História - professor: Hilário
Blog CEAOS: 9ª Ano – vespertino: 08/04/20
EAD 7ª atividade (2ª aula semanal, 06 a 08/04/20)
Nome/aluno (a): ___________________________________________ nº:_____
9º Ano:_____
FAÇA O SE PEDE:
I
- ATIVIDADE: História de Goiás na República Velha/oligárquica
1.
Acesse e assista ao vídeo/teleaula
2.
Assista ao vídeo novamente e copie as escritas/resumo do vídeo – no caderno;
________________________________________________________________________________
I
I - CORREÇÃO COMENTADA DA LISTA DE ATIVIDADES 1 a
6, postada em 03/04/20
Soluções:
Atividade
01.
a) Primeira República
b) 1930- Revolução de 1930
Atividade
02. E/A/C/B/D
Atividade
03
Comentário:
os estudantes deverão pesquisar sobre as
revoltas: Guerra de Canudos/ Revolta da Vacina /Revolta da Chibata/ Guerra do
Contestado/ Tenentismo/ Coluna Prestes/ Cangaço
Atividade
04
a).
Pela situação de isolamento geográfico, político, social, econômico e de
comunicação do estado com o centro hegemônico do poder nacional.
b).
Os coronéis eram fazendeiros, grandes proprietários de terras, que detinham o
poder econômico, social, político e militar da região. Eram apoiados e
envolvidos na política estadual e até federal, em contrapartida, garantiam
apoio eleitoral aos candidatos indicados pelos governantes por força do voto de
cabresto, estes por sua vez, davam “carta branca” (total liberdade) a estes
fazendeiros em seus domínios.
c) A manutenção do poder baseava-se na
adequada manipulação do orçamento e pela reprodução do atraso, assim,
mantinha-se a população em situação de dependência frente os chefes políticos,
além de evitar-se fiscalizações e intervenções federais que pusessem em risco o
poder local.
d) 1-A situação periférica do Estado de
Goiás, distante dos centros hegemônicos de poder;
2-
A dominação de um setor da economia sobre os demais, o que favorece o controle
interno, além de maior estabilidade política.
e) Resposta pessoal
f) Resposta pessoal
Atividade
05
a) Resposta pessoal
b) Resposta pessoal – comentário: é esperado
que os estudantes respondam que a política de reforma do prefeito recebeu o
nome de “bota-abaixo” por causa do grande número de demolições.
c) ações como o escoamento de águas pluviais,
melhoramentos dos serviços a cargo da Prefeitura e abertura de escolas
primárias – resultaram em disposições urbanas, despertando olhares e
sentimentos diversos – quanto ao presente e quanto ao futuro.
d) Para financiar as obras, o governo federal
obteve um expressivo empréstimo da Inglaterra, segundo a historiadora Margarida
de Souza Neves, de “8.500.000 libras esterlinas, a metade da receita da União”!
As consequências são: casas demolidas, pessoas desabrigadas dentre outros.
e) Resposta pessoal – comentário: bipolaridade
de opiniões, para os que eram beneficiados pela modernização ele era
considerado empreendedor, incansável e benemérito por outro lado os que sofriam
as consequências ele era considerado o ditador, autoritário e insuportável.
f) Resposta pessoal
Atividade
06
Resposta
pessoal
Boa sorte!
#FIQUE EM CASA#
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