9º Ano, 7ª ativi. História vespertino


COLÉGIO ESTADUAL ANTÔNIO OLIVEIRA DA SILVA
INEP: 52033953   -   2020

Disciplina: História - professor: Hilário 
Blog CEAOS: 9ª Ano – vespertino: 08/04/20
EAD 7ª atividade (2ª aula semanal, 06 a 08/04/20)
Nome/aluno (a):  ___________________________________________   nº:_____     9º Ano:_____

                                      FAÇA O SE PEDE:

I - ATIVIDADE: História de Goiás na República Velha/oligárquica

1. Acesse e assista ao vídeo/teleaula

2. Assista ao vídeo novamente e copie as escritas/resumo do vídeo – no caderno;
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I I  -  CORREÇÃO COMENTADA DA LISTA DE ATIVIDADES 1 a 6,  postada em 03/04/20

Soluções:

Atividade 01.
a)      Primeira República
b)      1930- Revolução de 1930

Atividade 02. E/A/C/B/D

Atividade 03
Comentário:  os estudantes deverão pesquisar sobre as revoltas: Guerra de Canudos/ Revolta da Vacina /Revolta da Chibata/ Guerra do Contestado/ Tenentismo/ Coluna Prestes/ Cangaço

Atividade 04
a). Pela situação de isolamento geográfico, político, social, econômico e de comunicação do estado com o centro hegemônico do poder nacional.
b). Os coronéis eram fazendeiros, grandes proprietários de terras, que detinham o poder econômico, social, político e militar da região. Eram apoiados e envolvidos na política estadual e até federal, em contrapartida, garantiam apoio eleitoral aos candidatos indicados pelos governantes por força do voto de cabresto, estes por sua vez, davam “carta branca” (total liberdade) a estes fazendeiros em seus domínios.
c)      A manutenção do poder baseava-se na adequada manipulação do orçamento e pela reprodução do atraso, assim, mantinha-se a população em situação de dependência frente os chefes políticos, além de evitar-se fiscalizações e intervenções federais que pusessem em risco o poder local.
d)      1-A situação periférica do Estado de Goiás, distante dos centros hegemônicos de poder;
2- A dominação de um setor da economia sobre os demais, o que favorece o controle interno, além de maior estabilidade política.
e)      Resposta pessoal
f)       Resposta pessoal

Atividade 05
a)      Resposta pessoal
b)      Resposta pessoal – comentário: é esperado que os estudantes respondam que a política de reforma do prefeito recebeu o nome de “bota-abaixo” por causa do grande número de demolições.
c)      ações como o escoamento de águas pluviais, melhoramentos dos serviços a cargo da Prefeitura e abertura de escolas primárias – resultaram em disposições urbanas, despertando olhares e sentimentos diversos – quanto ao presente e quanto ao futuro.
d)      Para financiar as obras, o governo federal obteve um expressivo empréstimo da Inglaterra, segundo a historiadora Margarida de Souza Neves, de “8.500.000 libras esterlinas, a metade da receita da União”! As consequências são: casas demolidas, pessoas desabrigadas dentre outros.
e)      Resposta pessoal – comentário: bipolaridade de opiniões, para os que eram beneficiados pela modernização ele era considerado empreendedor, incansável e benemérito por outro lado os que sofriam as consequências ele era considerado o ditador, autoritário e insuportável.
f)       Resposta pessoal

Atividade 06
Resposta pessoal
Boa sorte! #FIQUE EM CASA#



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