7º A, B, C - História 3ª atividade II bimestre
INEP: 52033953
- 2020
Disciplina: História - professor: Hilário
2º bimestre: EAD 2ª atividade - vespertino
7ª A, B, C -
3ª aula semanal: 13 a 17/04/2020
Nome/aluno (a):
__________________________________ nº:____7º Ano:____
FAÇA
O QUE SE PEDE: copie no caderno: cabeçalho a caneta azul ou preta
Tema;
Renascimento Cultural e Científico – capítulo 3
I
- CORREÇÃO COMENTADA DE ATIVIDADES (capítulo 3)
(questões
1, 2, 3. a, b, c, ; 4, 5. a, b,; 6. a, b, c;
7. a, b, da página 46 – postadas
no blog, em 15/04)
RESPOSTAS
(copie no caderno)
1.
Por que queriam fazer fazer “nascer de novo” a cultura da Antiguidade Clássica.
De acordo com essas ideias greco-romana, teria desaparecido na Idade Média,
vista como um período de obscurantismo (trevas) atrás do fervor religioso. Hoje se sabe que a Idade Média não foi um
período de estagnação (nem de trevas).
2.
Resposta pessoal. (Lembre-se: perante o Tribunal da Igreja, Giordano Bruno foi
executado por manter suas ideias, mas Galileu Galilei negou suas ideias só para
escapar da
Fogueira
Santa – não ser executado).
3.
a)
Por que a visão de mundo da sociedade medieval baseava-se no TEOCENTRISMO que
colocava a religião com centro do Universo (teo: religião ou Deus; centrismo:
centro). Já o ANTROPOCENTRISMO era uma
forma de pensamento que colocava o ser humano no centro do Universo (antrropo:
homem; centrismo: centro) e enfatizava sua capacidade de agir, pensar e criar.
b)
Porque estão diretamente relacionados ao antropocentrismo.
(Pesquise o que é: hedonismo? E copie no
caderno).
c)
De certa forma sim, pois os humanistas questionavam o papel da religião cristã
na sociedade (monopólio da educação e da cultura medieval). Mas é necessário
lembrar que os humanistas e renascentistas não eram ateus, embora defendessem a
busca da verdade por meio da investigação e da reflexão racional.
(Pesquise: o que é método científico? E escreva no caderno).
4.
Não. Os renascentistas não fizeram uma mera cópia da arte do mundo clássico,
mas criaram uma nova expressão artística que fundiu (misturou) a cultura greco-romana
e a religiosidade cristã. Coexistência e interação de teocentrismo e
antropocentrismo.
5.
a)
Resposta pessoal. (Sugestão: o trecho do texto mostra o dilema do personagem
Hamlet diante das adversidades da vida. – comente).
b)
Hamlet está inserido no típico movimento da filosofia humanista e
renascentista, que promovia a autonomia da razão humana. Em vez de pedir
conselhos a Deus sobre o rumo de seu destino, o personagem indaga a si próprio
sobre a sua existência, dando vasão à sua individualidade.
Vasão: ato ou
efeito de vazar; vazadura, vazamento.
6.
a)
Galileu representa o pensamento humanista e científico do Renascimento
(antropocentrismo e heliocentrismo) e o papa representa o pensamento
teocêntrico e geocentrismo da Igreja Cristã medieval.
b)
As teorias de Galileu são exemplos das transformações científicas e culturais
ocorridas entre os séculos XV e XVI, que valorizavam a capacidade de ação e de
criação do ser humano.
c)
O Tribunal do Santo Ofício, também chamado de Inquisição ou Fogueira Santa.
7.
a)
Resposta Pessoal (Copie acrescentando: Tanto o texto impresso – livros,
jornais, revistas – quanto o eletrônicos ou digital possuem vantagens e
desvantagens).
b)
Resposta Pessoal (Copie acrescentando: perceba que ambas foram importantes em
seus contextos históricos, pois ampliaram o acesso à leitura e ao conhecimento.
________________________________________________________________________________________
II
- ATIVIDADE COMPLEMENTAR – REVISÃO
Tema: Renascimento cultural e científico
a) Se puder, assista aos
vídeos
b) Se não puder assistir aos vídeos:
observe as imagens, leia e copie suas
legendas das páginas 32 até 46;
_________________________________________________________________
Boa sorte! #FIQUE EM CASA#
Comentários
Postar um comentário