7º Ano, 7ª ativi. História vespertino


COLÉGIO ESTADUAL ANTÔNIO OLIVEIRA DA SILVA
INEP: 52033953   -   2020

Disciplina: História - professor: Hilário 
Blog CEAOS: 7ª Ano – vespertino: 08/04/20
EAD 7ª atividade (2ª aula semanal, 06 a 08/04/20)
Nome/aluno (a):  ______________________________________ nº:_____     7º Ano:_____

FAÇA O SE PEDE:       

I - ATIVIDADE COMPLEMENTAR

1. teleaula Expansão Marítima Portuguesa
   (se puder, assista ao vídeo)

do link =  https://www.youtube.com/watch?v=Grd5LqQCGfU 

2. Assista ao vídeo novamente e copie as escritas/resumo do vídeo – no caderno;
________________________________________________________________________________

I I -  CORREÇÃO LISTA DE ATIVIDADES  1 a 6 -  postadas no dia 03/04/2020

Atividade 01.

a)     Resposta comentáda: a expansão marítima apesar de ser movida por interesses comercial ela impulsionou a interação entre as sociedades. Este mapa resume e reúne os muitos caminhos diferentes pelos quais prisioneiros deixaram a África e chegaram às Américas. Embora houvesse fortes conexões entre determinadas regiões de embarque e desembarque, foi também o caso que cativos de qualquer uma das principais regiões de África poderiam desembarcar em quase todas as grandes regiões das Américas.
b)     Metrópole, Colônia, escravidão, exploração
c)      Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,
d)   A expansão marítima e comercial europeia, a partir do século XV, mudou drasticamente a história da humanidade ao unir três continentes: a Europa, a África e a América
e)   Resposta pessoal

Atividade 02

a)   No campo político, houve o fortalecimento e centralização do poder real. Na economia, o comércio tornou-se mais importante. Na sociedade, surgiu e se fortaleceu uma nova classe social: a burguesia. No campo cultural, houve o Renascimento artístico. Nas ciências, houve o progresso técnico e científico. No campo religioso, o Cristianismo foi divulgado em outros continentes.
b)   Por que reunia condições políticas, econômicas, comerciais e geográficas.
c)    Resposta pessoal – Comentário: a chegada dos portugueses ao Brasil foi resultado desta expansão marítima e da disputa de território entre as duas maiores potencias: Portugal e Espanha. E após o descobrimento do caminho marítimo para as Índias, o rei de Portugal, organizou poderosa esquadra com objetivo de fundar feitorias no Oriente. Essa expedição foi chefiada pelo fidalgo Pedro Álvares Cabral, que “descobriu o Brasil” no dia 22 de abril de 1500.
d)   Resposta pessoal

Atividade 03
a)       Sistema colonial, Dominação das civilizações asteca e inca pelos espanhóis, Descoberta das minas de prata de Potosi (consideradas as maiores do mundo), Ampliação do comércio mundial, Exploração de metais preciosos, Preparação das revoluções Comercial e Industrial dentre outros.
b)       Portugal, alguns fatores explicam esse pioneirismo de Portugal: Monarquia consolidada; Território unificado; Investimento no desenvolvimento de conhecimento náutico; Interesse da sociedade na expansão do comércio; Investimentos estrangeiros no comércio dentre outros.
c)        Resposta pessoal
d)       Bússola, Astrolábio, Balestilha, Quadrante e outros

Atividade 04
- Resposta pessoal
Atividade 05
– A necessidade de alargamento do comercio em busca de mercados consumidores; A crise de crescimento do século XV; A produção agrícola insuficiente; a falta de mercado para a produção artesanal; o comércio internacional, escassez e escoamento de metais preciosos, os comercio especulativo;  a aliança entre burguesia e reis nas monarquias nacionais; Centralização do Estado,  capital da burguesia; O  avanço técnico e científico (caravelas, bússola, sextante, astrolábio, desenvolvimento da cartografia e da astronomia), O Renascimento dentre outros.
Atividade 06
– Resposta pessoal.
Boa sorte! #FIQUE EM CASA#



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade de geografia 7] ano População e trabalho - André

Atividade Geografia 8 ano Migração, refugiados e diversidade - Prof: André

Atividade de Geografia 7 ano A heterogeneidade da população brasileira - André