30/04 - 9° A, B, C - História
BLOCO DE ATIVIDADES
DA SEDUC
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Nome aluno (a):
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Nº
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Data: ___/04/2020
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Unidade Escolar:
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Colégio Estadual
Antônio Oliveira da Silva/CEAOS
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Ano: 9º Ano
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Componente
Curricular: História - professor
Hilário Postado em 30/04/20
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Tema/ Conhecimento: O período varguista e suas contradições; A emergência da vida urbana e a segregação Espacial; O trabalhismo e seu protagonismo político: A construção de Goiânia.
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Habilidade: (EF09HI06) Identificar e discutir o papel do
trabalhismo como força política, social e cultural no Brasil, em diferentes
escalas (nacional, regional, cidade, comunidade). (GO-EF09HI06-A) Compreender
o processo de ascensão de Getúlio Vagas ao poder e as diversas formas de
organização política, social e cultural, no período entre 1930 e 1945. (GO-EF09HI06-C)
Relacionar a construção da cidade de Goiânia com a política
econômica-urbanista brasileira do período varguista e da atualidade,
comparando semelhanças e diferenças em relação à ocupação dos espaços
urbanos, áreas de periferia e uso do solo. (GO-EF09HI06-E) Compreender o
processo de formação do anticomunismo no Brasil e seus desdobramentos ao
longo do período varguista, relacionando-o com a atualidade. (GO-EF09HI06-F)
Analisar o processo que levou à crise do modelo agrário-exportador e à
emergência de diversas condições para a industrialização, a urbanização e a
nacionalização da economia, bem como as contradições e os impactos de tal
processo no âmbito nacional e regional. (GO-EF09HI06-G) Analisar a
sistematização da consolidação das leis trabalhistas e sua relação com o
debate atual sobre o direito dos trabalhadores, na perspectiva nacional,
regional e local.
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FAÇA
O QUE SE PEDE: copie o cabeçalho e as respostas 1-7, a caneta azul ou preta
Qualquer dúvida (postar comentário)
estou aqui à sua disposição durante o horário de aula
(professor Hilário).
Se puder, assista à tele
aula (Youyube) = Era Vargas resumo desenhado
Correção comentada de atividades de
História/SEDUC
RESPOSTAS
Atividade
01
a) 1930- Em 3 de novembro de 1930, cerca
de um mês depois, Júlio Prestes foi deposto e fugiu juntamente com Washington
Luís. A presidência foi passada para Getúlio Vargas, dando fim à República
Velha. Vargas chegou ao poder em 1930 com um golpe de estado e em 1937
instaurou uma Ditadura, suprimindo direitos;
1934 - A
Carta de 1934 deu poderes ainda maiores ao poder executivo, adotou medidas
democráticas e criou as bases da legislação trabalhista. Além disso, sancionou
o voto secreto e o voto feminino. Através dessa resolução e com o apoio da
maioria do Congresso, Getúlio Vargas garantiu mais um mandato.
1937 -
Em novembro de 1937, Getúlio Vargas anunciou o Estado Novo, dando início a um
período ditatorial na História do Brasil. Vargas fechou o Congresso Nacional
sob o pretexto da existência de um plano comunista para tomar o poder, o
chamado Plano Cohen. Quais períodos
do governo Vargas foram representados na charge?
b) Resposta pessoal
c)
Atividade 02
Alternativa
correta: a) assumir a presidência da República, após a sua eleição indireta
pela Assembleia Constituinte. O diálogo na caricatura revela que Vargas ainda
tinha seus movimentos "apertados" pelo Congresso e pela oposição, algo
que não ocorreria após o golpe de 1937. Portanto, a alternativa correta é a
letra "a", quando Vargas ainda tinha seus poderes limitados pela
Constituição e o parlamento.
Atividade
03
Letra C
- ocorreu a imposição de uma Constituição autoritária, influenciada pelas
doutrinas fascistas que vigoravam em algumas nações europeias, o que
representou o início de um período de ditadura.
Atividade
04
Espera-se
que o estudante faça relação dom a deposição de Júlio prestes e a ascensão de
Vargas ao poder- Em 3 de novembro de 1930, cerca de um mês depois, Júlio
Prestes foi deposto e fugiu juntamente com Washington Luís. A presidência foi
passada para Getúlio Vargas, dando fim à República Velha.
Atividade 05
a)
é
esperado que os estudantes respondam que se trata de uma passeata ou de um
grupo de pessoas.
b)
é esperado que respondam que, na frente da
esquerda para a direita: “Queremos Getúlio porque ele nos deu aposentadoria;
queremos Getúlio”; ao fundo da esquerda para a direita: “Queremos Getúlio;
Getúlio Vargas candidato dos operários”.
c)
Espera-se
que eles respondam que é uma manifestação liderada por um grupo (operários) que
estão satisfeitos e sentiam amparados pelo governo varguista.
d)
espera-se
que os alunos respondam que devido a criação da Consolidação das Leis do Trabalho,
a CLT, que unificou as leis trabalhistas do país, muitos direitos passaram a
ser contemplados para os trabalhadores, principalmente os urbanos, que se
sentiam amparados durante o governo varguista.
e)
espera-se
que os estudantes respondam que se trata também de uma passeata.
f)
que
aparece escrito “Fora o Getulismo”.
g)
que
assim como havia pessoas que se sentiam amparadas pelo governo durante este
período, havia pessoas insatisfeitas com a política estatal e desejavam que
Getúlio Vargas deixasse o poder.
Atividade
07 Alternativa
correta letra – d
Atividade
08
a)
As leis
trabalhistas fizeram de Getúlio um governante extremamente popular. O
Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) e as leis de controle sobre os
sindicatos foram de grande relevância nesse processo de controle desejado pelas
autoridades da época.
b)
Resposta
pessoal – espera-se que eles façam relação com os dizeres que estão na faixa. Demonstram
como a função do sindicato perde suas características originalmente ligadas à
organização de manifestações e greve que afrontam o interesse dos
industriários.
Atividade 09 - Resposta pessoal.
Boa sorte! #Fique Em Casa#
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