30/04 - 9° A, B, C - História

CEAOS
BLOCO DE ATIVIDADES DA SEDUC
Nome aluno (a):
                                                                 
Data: ___/04/2020
Unidade Escolar:
Colégio Estadual Antônio Oliveira da Silva/CEAOS
Ano:  9º Ano
Componente Curricular: História  - professor Hilário                                            Postado em 30/04/20
Tema/ Conhecimento:  O período varguista e suas contradições; A emergência da vida urbana e a segregação Espacial; O trabalhismo e seu protagonismo político: A construção de Goiânia.
Habilidade: (EF09HI06) Identificar e discutir o papel do trabalhismo como força política, social e cultural no Brasil, em diferentes escalas (nacional, regional, cidade, comunidade). (GO-EF09HI06-A) Compreender o processo de ascensão de Getúlio Vagas ao poder e as diversas formas de organização política, social e cultural, no período entre 1930 e 1945. (GO-EF09HI06-C) Relacionar a construção da cidade de Goiânia com a política econômica-urbanista brasileira do período varguista e da atualidade, comparando semelhanças e diferenças em relação à ocupação dos espaços urbanos, áreas de periferia e uso do solo. (GO-EF09HI06-E) Compreender o processo de formação do anticomunismo no Brasil e seus desdobramentos ao longo do período varguista, relacionando-o com a atualidade. (GO-EF09HI06-F) Analisar o processo que levou à crise do modelo agrário-exportador e à emergência de diversas condições para a industrialização, a urbanização e a nacionalização da economia, bem como as contradições e os impactos de tal processo no âmbito nacional e regional. (GO-EF09HI06-G) Analisar a sistematização da consolidação das leis trabalhistas e sua relação com o debate atual sobre o direito dos trabalhadores, na perspectiva nacional, regional e local.

FAÇA O QUE SE PEDE: copie o cabeçalho e as respostas 1-7, a caneta azul ou preta
                                                
Qualquer dúvida (postar comentário) estou aqui à sua disposição durante o horário de aula
                                                                                                                                (professor Hilário).

  Se puder, assista à tele aula (Youyube) = Era Vargas resumo desenhado

            Correção comentada de atividades de História/SEDUC


RESPOSTAS

Atividade 01
a)     1930- Em 3 de novembro de 1930, cerca de um mês depois, Júlio Prestes foi deposto e fugiu juntamente com Washington Luís. A presidência foi passada para Getúlio Vargas, dando fim à República Velha. Vargas chegou ao poder em 1930 com um golpe de estado e em 1937 instaurou uma Ditadura, suprimindo direitos;
1934 - A Carta de 1934 deu poderes ainda maiores ao poder executivo, adotou medidas democráticas e criou as bases da legislação trabalhista. Além disso, sancionou o voto secreto e o voto feminino. Através dessa resolução e com o apoio da maioria do Congresso, Getúlio Vargas garantiu mais um mandato.
1937 - Em novembro de 1937, Getúlio Vargas anunciou o Estado Novo, dando início a um período ditatorial na História do Brasil. Vargas fechou o Congresso Nacional sob o pretexto da existência de um plano comunista para tomar o poder, o chamado Plano Cohen.      Quais períodos do governo Vargas foram representados na charge?
b)     Resposta pessoal
c)      
Atividade 02
Alternativa correta: a) assumir a presidência da República, após a sua eleição indireta pela Assembleia Constituinte. O diálogo na caricatura revela que Vargas ainda tinha seus movimentos "apertados" pelo Congresso e pela oposição, algo que não ocorreria após o golpe de 1937. Portanto, a alternativa correta é a letra "a", quando Vargas ainda tinha seus poderes limitados pela Constituição e o parlamento.

Atividade 03
Letra C - ocorreu a imposição de uma Constituição autoritária, influenciada pelas doutrinas fascistas que vigoravam em algumas nações europeias, o que representou o início de um período de ditadura.

Atividade 04
Espera-se que o estudante faça relação dom a deposição de Júlio prestes e a ascensão de Vargas ao poder- Em 3 de novembro de 1930, cerca de um mês depois, Júlio Prestes foi deposto e fugiu juntamente com Washington Luís. A presidência foi passada para Getúlio Vargas, dando fim à República Velha.

Atividade 05
a) é esperado que os estudantes respondam que se trata de uma passeata ou de um grupo de pessoas.
b)  é esperado que respondam que, na frente da esquerda para a direita: “Queremos Getúlio porque ele nos deu aposentadoria; queremos Getúlio”; ao fundo da esquerda para a direita: “Queremos Getúlio; Getúlio Vargas candidato dos operários”.
c) Espera-se que eles respondam que é uma manifestação liderada por um grupo (operários) que estão satisfeitos e sentiam amparados pelo governo varguista. 
d) espera-se que os alunos respondam que devido a criação da Consolidação das Leis do Trabalho, a CLT, que unificou as leis trabalhistas do país, muitos direitos passaram a ser contemplados para os trabalhadores, principalmente os urbanos, que se sentiam amparados durante o governo varguista.
e) espera-se que os estudantes respondam que se trata também de uma passeata.
f)  que aparece escrito “Fora o Getulismo”.
g) que assim como havia pessoas que se sentiam amparadas pelo governo durante este período, havia pessoas insatisfeitas com a política estatal e desejavam que Getúlio Vargas deixasse o poder.
Atividade 07 Alternativa correta letra – d

Atividade 08
a)        As leis trabalhistas fizeram de Getúlio um governante extremamente popular. O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) e as leis de controle sobre os sindicatos foram de grande relevância nesse processo de controle desejado pelas autoridades da época.
b)        Resposta pessoal – espera-se que eles façam relação com os dizeres que estão na faixa. Demonstram como a função do sindicato perde suas características originalmente ligadas à organização de manifestações e greve que afrontam o interesse dos industriários.

 Atividade 09 - Resposta pessoal.   
                                               Boa sorte! #Fique Em Casa#




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade de geografia 7] ano População e trabalho - André

Atividade de Geografia 7 ano A heterogeneidade da população brasileira - André

Atividade Geografia 8 ano Migração, refugiados e diversidade - Prof: André