9º A, B, C - História: Atividade de recuperação I
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Avaliação de |
Bimestre |
Data da
Recuperação |
Série/Turma: |
Nota |
História |
Recuperação I |
_____/12/2020 |
9º: _____ |
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Nome do
Professor |
Nome completo, aluno (a): |
Número |
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Hilário |
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FAÇA O QUE SE
PEDE: copie ou imprima e responda a caneta
preta ou azul e evite rasuras
ATENÇÃO! URGENTE: devolutiva
da recuperação de História (p/ professor (Hilário)
a) Tire fotos das atividades
b) digite seu nome completo: _______________nº:_____turma:_____;
NÃO ESQUEÇA
c) envie-me pelo e-mail: prof.hilariohist@gmail.com
Exercícios
sobre a Nova República no Brasil
Faça os
Exercícios sobre a Nova República no Brasil para testar seus conhecimentos!
1
– (VUNESP) – Na Primeira República
(1889-1930) houve a reprodução de muitos aspectos da estrutura econômica e
social constituída nos séculos anteriores. Noutros termos, no final do século
XIX e início do XX conviveram, simultaneamente, transformações e permanências
históricas. (Francisco de Oliveira. Herança econômica do Segundo Império,
1985.)
O texto
sustenta que a Primeira República brasileira foi caracterizada por permanências
e mudanças históricas. De maneira geral, o período republicano, iniciado em
1889 e que se estendeu até 1930, foi caracterizado:
a) pela predominância dos interesses dos industriais, com a
exportação de bens duráveis e de capital.
b) por conflitos no campo, com o avanço do movimento de
reforma agrária liderado pelos antigos monarquistas.
c) pelo poder político da oligarquia rural e pela economia
de exportação de produtos primários.
d) pela instituição de uma democracia socialista graças à
pressão exercida pelos operários anarquistas.
e) pelo planejamento econômico feito pelo Estado, que
protegia os preços dos produtos manufaturados.
2
– (FUVEST) – Na história da República brasileira,
a expressão “Estado Novo” identifica:
a) o período
de 1930 a 1945, em que Getúlio Vargas governou o país de forma ditatorial, só
com o apoio dos militares, sem a interferência de outros poderes.
b) O período de 1950 a 1954, em que Getúlio Vargas governou
com poderes ditatoriais, sem garantia dos direitos constitucionais.
c) o período de 1937 a 1945, em que Getúlio Vargas fechou o
Poder Legislativo, suspendeu as liberdades civis e governou por meio de
decretos-leis.
d) o período de 1945 a 1964, conhecido como o da
redemocratização, quando foi restabelecida a plenitude dos poderes da República
e das liberdades civis.
e) o período de 1930 a 1934, quando se afirmou o respeito
aos princípios democráticos, graças à Revolução Constitucionalista de São Paulo.
3
– (Unesp 2011) – A campanha pelo restabelecimento das
eleições diretas para presidente da República do Brasil, em 1984, intitulada
“Diretas Já!”,
a) tentava garantir que o primeiro presidente pós-regime
militar fosse escolhido, em 1985, pelo Colégio Eleitoral.
b) defendia a continuidade dos militares no poder, desde que
fossem escolhidos pelo voto direto dos brasileiros.
c) foi a primeira mobilização pública de membros da
sociedade civil brasileira desde o golpe militar de 1964.
d) reuniu diferentes partidos políticos em torno da
aprovação de emenda constitucional que reintroduzia o voto direto para
presidente.
e) teve sucesso, pois contou com apoio oficial da Igreja
Católica, dos sindicatos, das forças armadas e do partido situacionista.
4
– (Unesp 2010) – Desde a década de 1980 vários
governos brasileiros adotaram planos econômicos que pretendiam controlar a
inflação. Entre as características destes planos, podemos destacar
a) o Plano Cruzado, implementado em 1986, que eliminou a
inflação, congelou preços, proporcionou aumento salarial e gerou recursos para
o pagamento integral da dívida externa.
b) o Plano Collor, implementado em 1990, que determinou o
confisco de ativos financeiros e eliminou incentivos fiscais em vários setores
da economia.
c) o Plano Real, implementado em 1994, que reduziu as taxas
inflacionárias, estabilizou o valor da moeda, proibiu aumentos de preços no
varejo e provocou forte crescimento industrial.
d) o Plano de Metas, implementado em 2006, que projetou um
desenvolvimento industrial acelerado e a inserção ativa do Brasil no mercado
internacional.
e) o Plano de Aceleração do Crescimento, implementado em
2007, que apoiou projetos imobiliários, determinou investimentos em
infraestrutura e estimulou o crédito.
5
– (Ufg 2010) – Em 2010, assiste-se à comemoração
dos cem anos de nascimento de Tancredo Neves, personalidade que marcou o
processo de transição democrática, na década de 1980, ao definir a estratégia
política capaz de superar o impasse do último governo militar, presidido pelo
general Figueiredo. Essa estratégia consistia em
a) reunir uma frente de partidos, sob a liderança do Partido
do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), exigindo a saída dos militares do
poder.
b) liderar a campanha das Diretas Já, confiante no fato de
que o regime militar seria deposto por meio da pressão social advinda das
ruas.
c) concorrer à presidência da República, em uma eleição
conduzida por um colégio eleitoral, e, vitorioso, negociar com os
representantes do regime militar.
d) vencer a primeira eleição direta para presidente do
Brasil e convocar uma nova constituinte, visando reordenar as forças políticas
da sociedade brasileira.
e) organizar partidos políticos com ampla participação
popular, esperando que a vitória no colégio eleitoral adviesse da atuação
desses partidos.
6
– (Fgv 2009) – “[A Década Perdida] pode ser a
década de 1980, mas pode ser também uma década ‘expandida’, começando em 1982,
com a moratória mexicana, e terminando em 1994 com o Plano Real. Ou começando
mesmo antes, em 1979, quando teve início, com o catastrófico episódio da
pré-fixação da correção monetária, toda uma série de feitiçarias cuja expressão
mais madura seria os choques heterodoxos, dos quais o Cruzado e o Collor seriam
os mais assustadores. A Década Perdida parece, portanto, uma década longa, até
porque foi sofrida no campo econômico e pontilhada de frustrações no plano
político.”
(FRANCO,
Gustavo. A década perdida e a das reformas. Jornal do Brasil, 30/01/2000)
O sofrimento
no campo econômico e as frustrações no plano político a que o autor se refere
são:
a) Os altos índices de inflação que o país apresentava na
época, o desemprego e a crise social, aliados ao fortalecimento da ditadura
militar no governo João Figueiredo.
b) O descontrole inflacionário, os altos índices de
desemprego, o fracasso de sucessivos planos econômicos e, no plano político, a
derrota da emenda das Diretas Já e a morte de Tancredo, entre outros fatos.
c) A sucessão de planos econômicos que fracassaram no
combate ao processo inflacionário, o alto índice de desemprego no período e a
decepção provocada pela eleição direta de Tancredo Neves.
d) A escalada inflacionária e a recessão, gerando desemprego
e crise social, o que levou o governo a adotar medidas repressivas para
controlar a escalada de violência, como o fechamento do Congresso e a imposição
do Pacote de Abril.
e) A estagnação da economia do país, o desemprego e os altos
índices inflacionários, no campo econômico, e, no plano político, as sucessivas
vitórias da ARENA e do PDS nas eleições legislativas e executivas no início da
década.
7
– (Ibmecrj 2009) – “Em todo o Brasil,
donas-de-casa, munidas com tabelas de preços da Sunab (Superintendência
Nacional de Abastecimento e Preços), órgão fiscalizador do governo, eram
protagonistas de verdadeiras cenas de histeria coletiva, muitas vezes diante de
câmeras de televisão, se um gerente de supermercado ou estabelecimento
comercial era surpreendido remarcando preços. (…) O desaparecimento das
mercadorias nos supermercados foi o ponto alto do desabastecimento, resultado
do congelamento de preços.”
(Vicentino e
Dorigo. “História para o Ensino Médio”, pp. 645-646)
O texto faz
referência ao Plano Cruzado que, para combater uma elevada inflação que chegou
a 80% ao mês, tinha como base de sustentação econômica o congelamento de preços
e salários. A aplicação desse plano ocorreu na administração do
presidente:
a) José Sarney.
b) Fernando Collor de Melo.
c) Itamar Franco.
d) Fernando Henrique Cardoso.
e) João Baptista Figueiredo.
8
– (Espm 2007) – Com a volta dos militares aos
quartéis e redemocratização do Brasil, o presidente José Sarney convocou uma
Assembleia Nacional Constituinte, que foi eleita em novembro de 1986. Em 5 de
outubro de 1988 foi promulgada aquela que ficou conhecida por “Constituição
Cidadã”.
Assinale
entre as alternativas aquela que apresenta novidades incorporadas ao texto
constitucional brasileiro em 1988:
a) Ampliação da cidadania com a extensão do direito de voto aos
analfabetos; criação do “habeas-data” que permite ao cidadão obter informações
relativas à sua pessoa, constantes de registros oficiais.
b) Ampliação da cidadania com a extensão do direito de voto
aos maiores de 16 anos – voto facultativo; fim da unicidade sindical.
c) Fim da unicidade sindical; obrigação das empresas
estrangeiras manterem no mínimo 2/3 de empregados brasileiros.
d) Instituição da reeleição para a presidência da república
e mandato presidencial de cinco anos.
e) Voto universal obrigatório para maiores de 18 anos
(exceto analfabetos, soldados e cabos); o direito do presidente baixar decretos
com força de lei.
9
– (Ufpr 2007) – “E as esperanças vão sendo
frustradas uma a uma: as Diretas Já, a eleição de Tancredo, o Plano Cruzado, o
Plano Collor. E agora o Plano Real, que, passada a euforia, vai revelando sua
verdadeira face. O resultado é um só: a ruptura do elo que ligava,
precariamente, é verdade, o esforço produtivo coletivo à luta individual. Com
isso, a auto-estima do povo brasileiro declina, a ideia de nação esmaece. As
manifestações deste fenômeno são perceptíveis claramente na substituição da
figura do cidadão pelo contribuinte e, especialmente, pela do consumidor. Volta
a se impor avassaladoramente a identificação entre modernidade e consumo
‘padrão primeiro mundo’. O cosmopolitismo das elites globalizadas, isto é, seu
americanismo, chega ao paroxismo, transmitindo-se à nova classe média, que
alimenta a expectativa de combinar o consumo ‘superior’ e os serviçais que
barateiam seu custo de vida.”
(MELLO, João
Manuel Cardoso de e NOVAIS, Fernando A. Capitalismo tardio e sociabilidade
moderna. In: “História da vida privada no Brasil: contrastes da intimidade
contemporânea”. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 655-656.)
Com base na
leitura do texto, que aborda eventos ocorridos nos últimos vinte anos do século
XX no Brasil, considere as afirmativas a seguir:
1. O texto registra várias iniciativas na mobilização política
e no plano da regulamentação da economia que, frustradas, levaram a população
brasileira em geral a encarar com descrédito os rumos do país no derradeiro
instante do século passado.
2. O texto destaca o fortalecimento da ideia de nação no fim
do século XX, que resultou na ampliação da auto-estima nacional e na
preponderância da ação coletiva organizada, em detrimento da atuação
interessada em atingir objetivos puramente individuais.
3. O texto assinala que a nova classe média urbana, ao
assumir um comportamento vinculado ao “padrão primeiro mundo”, afastou-se da
influência até então determinante do modo de vida norte-americano.
4. Percebe-se no texto uma crítica explícita à imposição de
um consumismo que subordina os interesses humanos a sua capacidade de consumo,
gerando uma expectativa que reduz o bem-estar à quantidade de objetos e bens
adquiridos.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Boa sorte... & feliz
Nata!
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