ARTE 7ºA, 7ºB, 7ºC, LISTA 26 ARTE - TEATRO

 Lista de atividades 26

Unidade Escolar: Colégio Estadual Antônio Oliveira da Silva

Nome:_______________________________

Data:_10_/_11_/_2020_

Professora: Janete Rosso

Ano: 7º

Arte - Teatro 4

Teatro do Oprimido

Teatro do Oprimido (TO) é uma metodologia de trabalho político, social e artístico, baseado na

ideia que todo mundo é teatro, todos os seres humanos são atores, mesmo que não façam teatro.

O ser humano carrega em si o ator e o público porque age e observa, e também o escritor, o

figurinista e o diretor da própria peça, ou seja, da própria vida, pois escolhe como agir, o que vestir

em cada ocasião e como se comportar. A ideia central é que o público ensaie a sua própria

resolução de problemas e formas de agir sem deixar que os personagens resolvam, ou seja, sem

passar essa função a outro, desta forma o público se conscientiza de sua autonomia diante dos

problemas e fatos da vida a serem resolvidos por eles mesmos. Através da prática de jogos,

exercícios e técnicas teatrais, procura-se estimular a discussão e a problematização de questões do

cotidiano, fornecendo uma maior reflexão das relações de poder, através da experimentação de

histórias entre opressores e oprimidos. Os jogos propostos são diálogos sensoriais que exigem

criatividade e ajudam a desenvolver em pessoas de qualquer idade o sentido de humanidade

criando possibilidades de observarem a si próprios. Saiba mais sobre Teatro do Oprimido em:

http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=208

1- Quais as ideias principais do texto acima: Teatro do Oprimido?

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

2- Vamos praticar! Realize os jogos abaixo com seus familiares.

a) Fila de cegos: Duas filas, face a face. Os atores (estudantes e familiares) de uma das filas

devem fechar os olhos e, com as mãos examinar o rosto e as mãos dos atores a sua

frente, na outra fila. Estes em seguida se dispersarão na sala, e os cegos (os que estão

com os olhos fechados) deverão encontrar a pessoa que estava à sua frente, tocando

face e mãos.

b) Contar sua própria história: um ator (no caso, estudante) conta uma história que

realmente aconteceu. Escreve num papel, e um dos seus familiares lê a história,

enquanto o estudante encena.

c) Escreva quais foram suas sensações, e o que você estudante se sentiu realizando esses

jogos?

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

Referências Bibliográficas.

BOAL, Augusto. 200 Exercícios e Jogos para o ator e o não-ator com vontade de dizer algo através

do teatro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.

BOAL, A. TEATRO DO OPRIMIDO. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

______. Jogos para Atores e Não-atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade de geografia 7] ano População e trabalho - André

Atividade Geografia 8 ano Migração, refugiados e diversidade - Prof: André

Atividade de Geografia 7 ano A heterogeneidade da população brasileira - André