ARTE 7ºA, 7ºB, 7ºC, LISTA 26 ARTE - TEATRO
Lista de atividades 26
Unidade Escolar: Colégio Estadual Antônio Oliveira da Silva
Nome:_______________________________
Data:_10_/_11_/_2020_
Professora: Janete Rosso
Ano: 7º
Arte - Teatro 4
Teatro do Oprimido
Teatro do Oprimido (TO) é uma metodologia de trabalho político, social e artístico, baseado na
ideia que todo mundo é teatro, todos os seres humanos são atores, mesmo que não façam teatro.
O ser humano carrega em si o ator e o público porque age e observa, e também o escritor, o
figurinista e o diretor da própria peça, ou seja, da própria vida, pois escolhe como agir, o que vestir
em cada ocasião e como se comportar. A ideia central é que o público ensaie a sua própria
resolução de problemas e formas de agir sem deixar que os personagens resolvam, ou seja, sem
passar essa função a outro, desta forma o público se conscientiza de sua autonomia diante dos
problemas e fatos da vida a serem resolvidos por eles mesmos. Através da prática de jogos,
exercícios e técnicas teatrais, procura-se estimular a discussão e a problematização de questões do
cotidiano, fornecendo uma maior reflexão das relações de poder, através da experimentação de
histórias entre opressores e oprimidos. Os jogos propostos são diálogos sensoriais que exigem
criatividade e ajudam a desenvolver em pessoas de qualquer idade o sentido de humanidade
criando possibilidades de observarem a si próprios. Saiba mais sobre Teatro do Oprimido em:
http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=208
1- Quais as ideias principais do texto acima: Teatro do Oprimido?
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
2- Vamos praticar! Realize os jogos abaixo com seus familiares.
a) Fila de cegos: Duas filas, face a face. Os atores (estudantes e familiares) de uma das filas
devem fechar os olhos e, com as mãos examinar o rosto e as mãos dos atores a sua
frente, na outra fila. Estes em seguida se dispersarão na sala, e os cegos (os que estão
com os olhos fechados) deverão encontrar a pessoa que estava à sua frente, tocando
face e mãos.
b) Contar sua própria história: um ator (no caso, estudante) conta uma história que
realmente aconteceu. Escreve num papel, e um dos seus familiares lê a história,
enquanto o estudante encena.
c) Escreva quais foram suas sensações, e o que você estudante se sentiu realizando esses
jogos?
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
Referências Bibliográficas.
BOAL, Augusto. 200 Exercícios e Jogos para o ator e o não-ator com vontade de dizer algo através
do teatro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.
BOAL, A. TEATRO DO OPRIMIDO. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
______. Jogos para Atores e Não-atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
Comentários
Postar um comentário