9º A, B, C - História, correção de atividades: 6ª QUINZENA – 3º CORTE

 

9º ANO (A, B, C)

HISTÓRIA (prof. Hilário)

       Correção de atividades: 6ª QUINZENA – 3º CORTE

Habilidades Essenciais: (GO-EF09HI31-A) Conhecer e avaliar os impactos do processo de descolonização na África e na Ásia, ao longo do século XX, sobre questões internacionais da contemporaneidade. (EF09HI32) Analisar mudanças e permanências associadas ao processo de globalização, considerando os argumentos dos movimentos críticos às políticas globais. (EF09HI33) Analisar as transformações nas relações políticas locais e globais geradas pelo desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação.

NOME:                                                                                                                   Turma:       Data:   /11/20

UNIDADE ESCOLAR:   Colégio Estadual Antonio Oliveira da Silva                             publicada: 27/11/20

Tema/ objeto de conhecimento: Os processos de descolonização na África e na Ásia: Resistência das populações locais ao neocolonialismo europeu; O fim da Guerra Fria e o processo de globalização; Políticas econômicas na América Latina: Desigualdade social.

Correção de atividades:

 

      Respostas comentadas:

1.     V-F-V-V

2.     Espera que o estudante responda: As economias dos países africanos e asiáticos dependiam fortemente dos capitais e investimentos externos, não consolidando um processo autônomo de desenvolvimento interno. Na maioria dos casos, a situação econômica deteriorou-se progressivamente.

A maior parte dos países, sobretudo os africanos, sofre de instabilidade política devido a frequentes guerras civis, golpes de Estado e ditaduras militares. O crescimento demográfico, a estagnação econômica, as epidemias e as guerras étnicas deterioraram seriamente o padrão de vida de boa parte dos afro-asiáticos. Os sucessivos desastres naturais – secas, inundações, tufões, tsunamis – têm ocasionado terríveis catástrofes humanas em várias regiões da África e da Ásia. A maioria dos países africanos e asiáticos passou a fazer parte do Terceiro Mundo (conjunto de países subdesenvolvidos). A ausência de políticas adequadas e de programas de cooperação às vezes faz com que eles se distanciem cada vez mais do mundo desenvolvido.

3.     Espera que o estudante responda: Nova Ordem Mundial é a lógica internacional da ordem de poder entre os Estados nacionais no período que sucede a Guerra Fria. A Nova Ordem Mundial é caracterizada pela uni multipolaridade, uma vez que temos a supremacia dos Estados Unidos no campo bélico e político, e a emergência de várias potências no campo econômico: China, União Europeia, Japão e o próprio EUA. A nova ordem mundial estabeleceu-se a partir da crise do socialismo real (Segundo Mundo), que teve como ápice a queda do Muro de Berlim e a unificação das Alemanha sob a economia capitalista de mercado e a dissolução da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) em quinze novos países que passaram, então, por um processo de transição para o capitalismo.

4.     Espera que o estudante responda:  Nessa ordem, a divisão do mundo era: Países do Primeiro Mundo ou desenvolvidos: marcados pela industrialização clássica (Primeira e Segunda Revoluções Industriais) e por elevado nível de vida, com baixas taxas de natalidade e mortalidade. Exemplos: EUA, Japão, Alemanha Ocidental Países do Segundo Mundo ou socialistas planificados: marcados pelo controle estatal na economia e por regimes autoritários. Exemplos: União Soviética, Cuba, Polônia, China, Alemanha Oriental. Países do Terceiro Mundo ou subdesenvolvidos: marcados pela colonização de exploração no início do capitalismo, predominando elevadas taxas de natalidade e mortalidade. Exemplos: Brasil, Paraguai, África do Sul, Índia, Arábia Saudita

5.     LETRA B – unimultipolar

6.     LETRA D - A charge retrata a desigualdade trazida pelo liberalismo econômico, pois os mais pobres enfrentam dificuldades de acesso ao emprego e à renda, tendo assim, que pedir no semáforo.

 

 

    ATENÇÃO!  URGENTE; até hoje dia  27/11
                                                – para fechamento de notas/médias

 

  Devolutiva semanal das atividades de História

     para visto, avaliação e fechamento de notas  -  pelo professor (Hilário):

  

  a)  Tire fotos das atividades de agosto e setembro (ou só da que falta enviar);

  b)  digite seu nome completo: _______________nº:_____turma:_____; NÃO ESQUEÇA

  c)  envie-me pelo e-mail: prof.hilariohist@gmail.com

Qualquer dúvida entre em contrato comigo durante a aula pelo grupo de sua turma.                                                                                                           Boa sorte! 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade de geografia 7] ano População e trabalho - André

Atividade Geografia 8 ano Migração, refugiados e diversidade - Prof: André

Atividade de Geografia 7 ano A heterogeneidade da população brasileira - André