9º A, B, C - História, correção de atividades: 6ª QUINZENA – 3º CORTE
9º ANO (A, B, C) |
|
HISTÓRIA (prof.
Hilário) |
|
Correção de atividades: 6ª QUINZENA – 3º CORTE |
|
Habilidades
Essenciais: (GO-EF09HI31-A) Conhecer e avaliar os
impactos do processo de descolonização na África e na Ásia, ao longo do
século XX, sobre questões internacionais da contemporaneidade. (EF09HI32)
Analisar mudanças e permanências associadas ao processo de globalização,
considerando os argumentos dos movimentos críticos às políticas globais. (EF09HI33)
Analisar as transformações nas relações políticas locais e globais geradas
pelo desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação. |
|
NOME: Nº Turma: Data:
/11/20 |
|
UNIDADE ESCOLAR: Colégio Estadual Antonio Oliveira da Silva publicada: 27/11/20 |
Tema/ objeto de conhecimento: Os processos
de descolonização na África e na Ásia: Resistência das populações locais ao
neocolonialismo europeu; O fim da Guerra Fria e o processo de globalização; Políticas
econômicas na América Latina: Desigualdade social.
Correção de atividades:
Respostas comentadas:
1. V-F-V-V
2. Espera que o estudante
responda: As economias dos países africanos e asiáticos dependiam fortemente
dos capitais e investimentos externos, não consolidando um processo autônomo de
desenvolvimento interno. Na maioria dos casos, a situação econômica
deteriorou-se progressivamente.
A maior parte dos países, sobretudo os africanos, sofre de
instabilidade política devido a frequentes guerras civis, golpes de Estado e
ditaduras militares. O crescimento demográfico, a estagnação econômica, as
epidemias e as guerras étnicas deterioraram seriamente o padrão de vida de boa
parte dos afro-asiáticos. Os sucessivos desastres naturais – secas, inundações,
tufões, tsunamis – têm ocasionado terríveis catástrofes humanas em várias
regiões da África e da Ásia. A maioria dos países africanos e asiáticos passou
a fazer parte do Terceiro Mundo (conjunto de países subdesenvolvidos). A
ausência de políticas adequadas e de programas de cooperação às vezes faz com
que eles se distanciem cada vez mais do mundo desenvolvido.
3. Espera que o estudante
responda: Nova Ordem Mundial é a lógica internacional da ordem de poder entre
os Estados nacionais no período que sucede a Guerra Fria. A Nova Ordem Mundial
é caracterizada pela uni multipolaridade, uma vez que temos a supremacia dos
Estados Unidos no campo bélico e político, e a emergência de várias potências
no campo econômico: China, União Europeia, Japão e o próprio EUA. A nova ordem
mundial estabeleceu-se a partir da crise do socialismo real (Segundo Mundo),
que teve como ápice a queda do Muro de Berlim e a unificação das Alemanha sob a
economia capitalista de mercado e a dissolução da União das Repúblicas
Socialistas Soviéticas (URSS) em quinze novos países que passaram, então, por
um processo de transição para o capitalismo.
4. Espera que o estudante
responda: Nessa ordem, a divisão do
mundo era: Países do Primeiro Mundo ou desenvolvidos: marcados pela
industrialização clássica (Primeira e Segunda Revoluções Industriais) e por
elevado nível de vida, com baixas taxas de natalidade e mortalidade. Exemplos:
EUA, Japão, Alemanha Ocidental Países do Segundo Mundo ou socialistas
planificados: marcados pelo controle estatal na economia e por regimes
autoritários. Exemplos: União Soviética, Cuba, Polônia, China, Alemanha
Oriental. Países do Terceiro Mundo ou subdesenvolvidos: marcados pela
colonização de exploração no início do capitalismo, predominando elevadas taxas
de natalidade e mortalidade. Exemplos: Brasil, Paraguai, África do Sul, Índia,
Arábia Saudita
5. LETRA B – unimultipolar
6. LETRA D - A charge retrata
a desigualdade trazida pelo liberalismo econômico, pois os mais pobres
enfrentam dificuldades de acesso ao emprego e à renda, tendo assim, que pedir
no semáforo.
ATENÇÃO! URGENTE; até hoje dia 27/11
– para fechamento de notas/médias
– Devolutiva semanal das atividades de História
para visto, avaliação e fechamento de notas - pelo
professor (Hilário):
a) Tire fotos das atividades de agosto e
setembro (ou só da que falta enviar);
b) digite seu nome completo: _______________nº:_____turma:_____;
NÃO ESQUEÇA
c) envie-me pelo e-mail: prof.hilariohist@gmail.com
Qualquer dúvida entre em contrato
comigo durante a aula pelo grupo de sua turma.
Boa sorte!
Comentários
Postar um comentário