7A, B, C - ECA - 5ª QUINZENA - 3º CICLO - SEDUCE - LÍNGUA PORTUGUESA - PROF.: VÂNIA AZEREDO
7º ANO |
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LÍNGUA PORTUGUESA |
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5ª QUINZENA – 3º CICLO |
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Habilidades
Essenciais: (EF67LP15) Identificar a proibição imposta ou o direito garantido, bem
como as circunstâncias de sua aplicação, em regulamentações para o mercado
publicitário, Código de Defesa do Consumidor, ECA, Constituição, entre
outros; (EF07LP06) Empregar as regras básicas de concordância nominal e
verbal em situações comunicativas e na produção de textos do Campo de Atuação
na Vida Pública. |
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NOME: |
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UNIDADE ESCOLAR: |
Objeto de conhecimento/conteúdo: Gênero: ECA:
Estratégias e procedimentos de leitura em textos legais, normativos,
reivindicatórios ou propositivos/Elementos notacionais da escrita.
Estatuto da Criança
e do Adolescente (ECA)
Imagem disponível em: https://tinyurl.com/yxnyhx9m. Acesso em 22 de set. de 2020.
O Estatuto
da Criança e do Adolescente - ECA (Lei n.º 8.069) é um conjunto de leis
específicas para cuidar das pessoas menores de 18 anos que vivam no Brasil. Foi
sancionado em 1990 durante o governo de Fernando Collor.
O Estatuto
da Criança e do Adolescente, conhecido pela sigla ECA, prevê proteção integral
às crianças e adolescentes brasileiras. Igualmente, estabelece os direitos e
deveres do Estado e dos cidadãos responsáveis pelos mesmos. Para o Estado
brasileiro “criança” é uma pessoa de até 12 anos incompletos e “adolescente” de
12 a 18 anos. Excepcionalmente, nos casos previstos em lei, o ECA pode ser
aplicado às pessoas de entre 18 e 21 anos.
Disponível em: https://www.todamateria.com.br/estatuto-da-crianca-e-do-adolescente-eca//Acesso
em 22 de set. de 2020.(Adaptado)
O
Gênero textual estatuto é um texto pertencente à esfera jurídica e, por isso,
possui algumas particularidades em relação a sua linguagem e estrutura. Dividido
em dois livros, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é composto por 267
artigos. Em seu primeiro livro, ele versa sobre questões gerais sobre como a
Lei deve ser entendida e qual é o alcance dos direitos por ela elencados, bem
como aponta os direitos fundamentais previstos na Constituição Federal. O
segundo livro dispõe sobre as normas gerais que regem a política de
enfrentamento às situações de violação ou ameaça aos direitos da criança e do
adolescente, tratando sobre as diretrizes da política de atendimento, das
medidas de proteção e socioeducativas, do acesso à justiça e dos crimes e
infrações administrativas.
O
ECA regulamenta, em sentido amplo, direitos fundamentais previstos na
Constituição, tais como: respeito à vida e à saúde, à liberdade e à dignidade,
à convivência familiar e comunitária, à educação, cultura, esporte e lazer, à
profissionalização e proteção no trabalho, à prevenção. Destacando o valor da
criança e do adolescente como sujeitos de direitos, o ECA prevê que eles devem
receber o máximo de dedicação, devido à sua condição peculiar de pessoas em
desenvolvimento físico, psicológico e social.
Desse
modo, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) busca garantir que as
crianças e adolescentes tenham os direitos fundamentais, para que assim possam
exercer a cidadania plena.
Disponível em: https:// https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/historia/estatuto-da-crianca-e-do-adolescente-eca//Acesso
em 22 de set. de 2020. (Adaptado)
Atividades
Leia o texto abaixo para responder às próximas questões:
Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para
Assuntos Jurídicos
LEI Nº 8.069, DE 13
DE JULHO DE 1990.
Dispõe sobre o
Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.
O
PRESIDENTE DA REPÚBLICA: Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu
sanciono a seguinte Lei:
Título I
Das Disposições
Preliminares
Art. 1º Esta Lei dispõe sobre a proteção
integral à criança e ao adolescente.
Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos
desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela
entre doze e dezoito anos de idade.
Art.
7º A criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante
a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o
desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.
Art.
53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno
desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e
qualificação para o trabalho, assegurando-se lhes:
I
- igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II
- direito de ser respeitado por seus educadores;
III
- direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias
escolares superiores;
IV
- direito de organização e participação em entidades estudantis;
V
-acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se
vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo
de ensino da educação básica.
Art.
83. Nenhuma criança poderá viajar para fora da comarca onde reside,
desacompanhada dos pais ou responsável, sem expressa autorização judicial.
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm/Acesso
em 22 de set. de 2020.
1. Pesquise no dicionário o significado da
palavra estatuto.
2. O capítulo que você acabou de ler é pertencente
ao ECA. Esse tipo de texto apresenta características
a) (
) narrativas.
b) (
) descritivas.
c) (
) argumentativas.
d) (
) instrucionais.
3. Com que finalidade o
texto acima foi escrito?
4. De acordo com o artigo 2º do ECA,
considera-se
a) ( )
criança – pessoa até dez anos de idade incompletos; adolescente – pessoa entre
dez e dezessete anos de idade.
b) ( ) criança – pessoa até doze anos de idade
incompletos; adolescente – pessoa entre doze e dezoito anos de idade.
c) ( ) criança – pessoa até treze anos de idade
incompletos; adolescente – pessoa a partir de treze anos até dezesseis anos
completos.
d) ( ) criança – pessoa até quatorze anos de idade
incompletos; adolescente – pessoa que tem entre quatorze e dezoito anos
completos.
5. No artigo 2º, o adjetivo
“incompletos” está flexionado no plural e no masculino. Por quê?
Observe o texto a seguir
e responda à questão 6:
Art. 67.
Ao
adolescente empregado, aprendiz, em regime familiar de trabalho, aluno de
escola técnica, assistido em entidade governamental ou não-governamental, é
vedado trabalho:
I - noturno,
realizado entre as vinte e duas horas de um dia e as cinco horas do dia
seguinte;
II -
perigoso, insalubre ou penoso;
III -
realizado em locais prejudiciais à sua formação e ao seu desenvolvimento
físico, psíquico, moral e social;
IV -
realizado em horários e locais que não permitam a frequência à escola.
6. O que você pensa sobre o texto? Concorda ou
discorda? Por quê?
Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/3283/os-mecanismos-de-modalizacao-presentes-no-estatuto-da-crianca-e-do-adolescente. Acesso: 22 de set. de 2020.
(Adaptado)
7. No artigo 83, é utilizado
um verbo no tempo futuro do presente. Qual verbo é esse?
a)
( ) Poderá
b) (
) Viajar.
c) (
) Reside.
d) (
) Expressa.
8. O tempo verbal futuro do presente é muito
utilizado em textos instrucionais, como códigos, contratos e estatutos. Por
quê?
Leia o texto abaixo para
responder à questão 9:
Ato Infracional e Ato de Indisciplina
Mas, o que vem a ser ato infracional? E ato indisciplinar? Quanto
ao ato infracional, a definição é dada pelo Estatuto da Criança e do
Adolescente, que estabelece:
"Art. 103 - Considera-se ato infracional a conduta
descrita como crime ou contravenção penal".
Assim, toda infração prevista no Código Penal, na Lei de Contravenção Penal e
Leis Penais esparsas (ex. Lei de tóxico, porte de arma), quando praticada por
uma criança ou adolescente, corresponde a um ato infracional. O ato
infracional, em obediência ao princípio da legalidade, somente se verifica
quanto a conduta do infrator se enquadra em algum crime ou contravenção
previsto na legislação em vigor.
Disponível em: http://www.udemo.org.br/RevistaPP_01_10AIndisciplina.htm. Acesso: 23, set. 2020. (Adaptado)
De acordo com o texto acima, nem todo ato indisciplinar
corresponde a um ato infracional.
9. O que você considera que é ato de
indisciplina na escola e o que é ato infracional. Classifique desta forma:
( )
Ato de Indisciplina; (AF) Ato Infracional;
( )
Porte de arma
( ) Roubo;
( ) Não
realiza as atividades;
( ) Danos
morais ao professor ( via internet)
( ) Uso
de celular durante a aula;
( )
Escrever palavras e desenhos obscenos;
( ) Não
cumpre as regras da escola;
( ) Não trouxe material;
( ) Ameaças;
( ) Depredação do patrimônio;
( ) Bulling;
( ) Postagem ilegal de fotos;
( ) Sair da sala sem autorização;
( ) Falta de uniforme;
10. Em sua opinião, qual é a
importância do ECA para as crianças e adolescentes brasileiros?
Disponível em: http://diogoprofessor.blogspot.com/2015/09/atividade-partir-do-romance-culpa-e-das.html/Acesso
em 10 de set. de 2020. (adaptado)
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