9º A, B, C - História, correção - 1ª atividade: 1ª QUINZ – 3º CORTE

 

9º ANO (A, B, C)

SEDUC/CEAOS

HISTÓRIA (prof. Hilário)

           Correção - 1ª atividade: 1ª QUINZENA – 3º CORTE  

Habilidades Essenciais: (EF09HI17) Identificar e analisar processos sociais, econômicos, culturais e políticos do Brasil a partir de 1946. (EF09HI18) Descrever e analisar as relações entre as transformações urbanas e seus impactos na cultura brasileira entre 1946 e 1964 e na produção das desigualdades regionais e sociais.

NOME:                                                                                                                   Turma:       Data:   /09/20

UNIDADE ESCOLAR:  Colégio Estadual Antonio Oliveira da Silva                              postagem: 11/09/20

Tema/ objeto de conhecimento: O Brasil da era JK e o ideal de uma nação moderna: a urbanização e seus desdobramentos em um país em transformação: •     Brasil de 1946 a 1964: disputas entre diferentes projetos de nação.                             FAÇA O QUE SE PEDE

   

  Copie a correção

Respostas comentadas

1. O carisma, os discursos melodramáticos e o uso da propaganda massiva produziram ícones da política que, ainda hoje, inspiram os hábitos e comportamentos das lideranças políticas. Sob o aspecto teórico, o governante populista fundamentava seu discurso em projetos de inclusão social que, em sua aparência, legitimavam a crença na construção de uma nação promissora. Definindo seus aliados como imprescindíveis ao progresso nacional, o populismo saudava valores e ideias que colocavam o “grande líder” como porta-voz das massas. Suas ações não mais demonstravam sua natureza individual, mas transformavam-no em “homem do progresso”, “defensor da nação” ou “representante do povo”. Construía-se a imagem do indivíduo que desaparecia em prol de causas coletivas.

2. Letra A - Suas ações não mais demonstravam sua natureza individual, mas transformavam-no em “homem do progresso”, “defensor da nação” ou “representante do povo”. Construía-se a imagem do indivíduo que desaparecia em prol de causas coletivas.

3. Jânio Quadros (1961) durante sua campanha presidencial, abraçava desconhecidos e comia com seus eleitores. Chegando ao poder elegeu a vassoura como símbolo de um governo que “varreria” a corrupção do país. Suas medidas oficiais causavam muita polêmica. Moralista, Jânio Quadros proibiu as rinhas de galo e o uso de biquíni em desfiles de moda. Ao renunciar, alegou a presença de “forças terríveis” que ameaçaram seu mandato. Na parte da comparação com a política atual, espera que o estudante faça uma reflexão e encontra as diferenças e semelhanças, podendo analisar a política populista. Percebendo que ainda há lideranças políticas baseada no clientelismo: além do carisma e dos discursos, que apelam em nome da nação ou do povo, apelam para símbolos populares que gerem grandes impactos etc.

4. Abrindo portas para as indústrias multinacionais estrangeiras, elevou o padrão de consumo e conforto das populações urbanas com a introdução de aparelhos eletrodomésticos e dos primeiros carros populares. Além disso, o ousado e dispendioso projeto de construção da nova capital, Brasília, fez com que o empreendedorismo fosse a marca maior de sua administração.

5. Letra C - estimular a industrialização mediante associação com o capital estrangeiro, por meio da utilização de empréstimos e da instalação de empresas multinacionais no país.

6. Letra C - manipulação da vontade popular.

7. Resposta pessoal (pesquise na internet).

    ..............................................................................................................................................

ATENÇÃO! Agora em setembro - URGENTE

 

  Devolutiva semanal das atividades de História para visto e avaliação pelo professor (Hilário):

  a)  Tire fotos das atividades de agosto e setembro;

  b)  digite seu nome completo: __________________________nº:_____turma:_____; NÃO ESQUEÇA

  c)  envie-me pelo e-mail: prof.hilariohist@gmail.com

Qualquer dúvida entre em contrato comigo durante a aula pelo grupo de sua turma.                                                                                                           Um abraço & boa sorte!

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade de geografia 7] ano População e trabalho - André

Atividade de Geografia 7 ano A heterogeneidade da população brasileira - André

Atividade Geografia 8 ano Migração, refugiados e diversidade - Prof: André