9º A, B, C - História, correção - 1ª atividade: 1ª QUINZ – 3º CORTE
9º ANO (A, B,
C) |
SEDUC/CEAOS |
HISTÓRIA (prof.
Hilário) |
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Correção
- 1ª atividade: 1ª QUINZENA – 3º CORTE |
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Habilidades Essenciais: (EF09HI17)
Identificar e analisar processos sociais, econômicos, culturais e políticos
do Brasil a partir de 1946. (EF09HI18) Descrever e analisar as relações entre
as transformações urbanas e seus impactos na cultura brasileira entre 1946 e
1964 e na produção das desigualdades regionais e sociais. |
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NOME: Nº Turma: Data:
/09/20 |
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UNIDADE
ESCOLAR: Colégio Estadual Antonio Oliveira da Silva postagem: 11/09/20 |
Tema/ objeto de conhecimento: O Brasil da era JK e o ideal de uma
nação moderna: a urbanização e seus desdobramentos em um país em transformação:
• Brasil de 1946 a 1964: disputas
entre diferentes projetos de nação. FAÇA O QUE SE
PEDE
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Respostas comentadas
1. O carisma, os discursos melodramáticos e o uso da propaganda
massiva produziram ícones da política que, ainda hoje, inspiram os hábitos e
comportamentos das lideranças políticas. Sob o aspecto teórico, o governante populista fundamentava
seu discurso em projetos de inclusão social que, em sua aparência, legitimavam
a crença na construção de uma nação promissora. Definindo seus aliados como
imprescindíveis ao progresso nacional, o populismo saudava valores e ideias que
colocavam o “grande líder” como porta-voz das massas. Suas ações não mais
demonstravam sua natureza individual, mas transformavam-no em “homem do
progresso”, “defensor da nação” ou “representante do povo”. Construía-se a
imagem do indivíduo que desaparecia em prol de causas coletivas.
2. Letra A - Suas
ações não mais demonstravam sua natureza individual, mas transformavam-no em
“homem do progresso”, “defensor da nação” ou “representante do povo”.
Construía-se a imagem do indivíduo que desaparecia em prol de causas coletivas.
3. Jânio Quadros (1961) durante sua campanha presidencial,
abraçava desconhecidos e comia com seus eleitores. Chegando ao poder elegeu a
vassoura como símbolo de um governo que “varreria” a corrupção do país. Suas
medidas oficiais causavam muita polêmica. Moralista, Jânio Quadros proibiu as
rinhas de galo e o uso de biquíni em desfiles de moda. Ao renunciar, alegou a
presença de “forças terríveis” que ameaçaram seu mandato. Na parte da
comparação com a política atual, espera que o estudante faça uma reflexão e
encontra as diferenças e semelhanças, podendo analisar a política populista.
Percebendo que ainda há lideranças políticas baseada no clientelismo: além do
carisma e dos discursos, que apelam em nome da nação ou do povo, apelam para
símbolos populares que gerem grandes impactos etc.
4. Abrindo portas para as indústrias multinacionais
estrangeiras, elevou o padrão de consumo e conforto das populações urbanas com
a introdução de aparelhos eletrodomésticos e dos primeiros carros populares.
Além disso, o ousado e dispendioso projeto de construção da nova capital,
Brasília, fez com que o empreendedorismo fosse a marca maior de sua
administração.
5. Letra C - estimular a industrialização mediante associação
com o capital estrangeiro, por meio da utilização de empréstimos e da instalação
de empresas multinacionais no país.
6. Letra C - manipulação da vontade popular.
7. Resposta pessoal (pesquise na internet).
..............................................................................................................................................
ATENÇÃO! Agora em
setembro -
URGENTE
– Devolutiva
semanal das atividades de História para visto e avaliação pelo professor
(Hilário):
a) Tire
fotos das atividades de agosto e setembro;
b)
digite seu nome completo: __________________________nº:_____turma:_____;
NÃO ESQUEÇA
c) envie-me
pelo e-mail: prof.hilariohist@gmail.com
Qualquer dúvida entre em contrato
comigo durante a aula pelo grupo de sua turma. Um
abraço & boa sorte!
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