Gabaritos das listas de Língua Portuguesa - 9º A, B, C - VESPERTINO


Colégio Estadual Antônio Oliveira da Silva - CEAOS
Disciplina: Língua Portuguesa - Data: 08 e 09 de junho de 2020
Professor: José Rodrigues
Série/Turmas: 9º A, B, C

GABARITO DA LISTA DO DIA 08/06/2020

01.
Próclise – é quando o pronome está antes do verbo.Mesóclise – o pronome encontra-se entre o verbo.Ênclise – Encontra-se depois do verbo.

02. A intenção do autor foi de criticar as padronizações da chamada linguagem culta. Desta maneira ele utiliza-se da ironia para repudiar as ideologias referentes à era parnasiana.  

03.
a – recebeu-nos
b – Que Deus o proteja, filho!
c – Olhou-se
d – se candidataria
e – enviar-lhe-ei

04. alternativa – e.

05. Não, pois trata-se de uma próclise, que requer que o pronome antes do verbo, em razão da ocorrência do advérbio de negação “não”.



GABARITO DA LISTA DO DIA 09/06/2020
01.
a) próclise
b) ênclise
c) próclise
d) ênclise
e) mesóclise
f) próclise
g) próclise
h) ênclise

02. Resposta correta: C.

03. Respostas corretas: B e C.

04.
a) Fizeram-me esperar durante duas horas.
b) Nunca me engaram.
c) Agradecer-me-ão pelo meu esforço.
d) Minha avó comprou-me uma blusa nova.
…ou…
d) Minha avó me comprou uma blusa nova.

05.
a) Quando lhe disseram que havia um erro no projeto, ele se culpou.
…ou…
c) Quando lhe disseram que havia um erro no projeto, ele culpou-se.

06.
a) Amo-te, meu bem!
b) Prepare-se! Vai ser uma noite animada!
c) Pedir-me-ão ajuda quando precisarem.
d) Ouvi-o entrar, mas não disse nada.

07. Respostas: A e D.

08. Respostas: B, D e E.

09. Respostas: A e D.

10. Respostas: A, C e D.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade de geografia 7] ano População e trabalho - André

Atividade Geografia 8 ano Migração, refugiados e diversidade - Prof: André

Atividade de Geografia 7 ano A heterogeneidade da população brasileira - André