Educação Física - 9º ano - 04/05 a 08/05

ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Nome: Data: ___/___/2020

Unidade Escolar: Ano: 9° ano

Componente Curricular: Educação Física.

Tema/Objeto do Conhecimento: Jogos e Brincadeiras: Brincadeiras e jogos da cultura popular,
presentes no contexto comunitário e regional.

Habilidades: (GO-EF06EF22) Vivenciar diversos jogos de salão que auxiliem no aprimoramento do pensamento estratégico.
Olá, pessoal, tudo bem com vocês? Espero que estejam bem e animados para aprender um pouco mais.
Hoje aprenderemos um pouco sobre nossas raízes, nossa cultura. É importante sabermos de
onde viemos para entender nossos hábitos, costumes, identidade e pertencimento. Na atividade de hoje iremos vivenciar outro jogo de tabuleiro/salão da cultura africana. vamos conferir?
A cultura africana é vasta devido à grande diversidade de etnias que possui e à migração de vários povos do mundo para o continente.

ATIVIDADE 1 - Para essa atividade, vamos confeccionar um jogo de tabuleiro, que se chama: Tsoro 
Yematatu; esse jogo tem origem no Zimbábue, um país no sul da África e deve seu nome a um complexo de construções antigas chamado de Grande Zimbábue ou “Grande Casa de Pedra” onde viviam os antigos governantes de um grande império conhecido por suas ricas minas de ouro. Tsoro Yematatu significa “jogo de pedra jogado com três” e era jogado pelas crianças de Zimbábue, como o nome do jogo sugere, com pedras em tabuleiros desenhados no chão de terra. Hoje as crianças usam tampinhas de garrafas, comuns também por lá, mas continuam desenhando o tabuleiro no chão de terra. E para essa atividade vamos reproduzir esse jogo em casa, utilizando uma folha de papel, vamos lá? 

Jovens africanos: líderes “devem fazer mais” para acabar com ...

Primeiro passo: Agora que já conhecemos um pouco da história do jogo, que tal tentarmos desenhá-lo em uma folha de papel? Então vamos precisar de: uma folha de papel em branco, uma régua, uma 
canetinha ou lápis. Abaixo temos uma imagem do tabuleiro:
Segundo passo: Depois de desenhar o tabuleiro precisaremos de seis peças; três de cada cor, podemos 
usar tampinhas de garrafa, pedrinhas, sementes, etc. Agora vamos às regras do jogo: 
1. Cada jogador fica com três peças da mesma cor. Decide-se na sorte quem começa a partida. 
2. O primeiro jogador escolhe um dos locais para colocar a primeira peça. Os movimentos são 
alternados. Cada jogador, na sua vez, coloca uma peça vazia do tabuleiro. 
3. Ao serem colocadas todas as seis peças, restará apenas 1 casa vazia, pode-se mover para a próxima região em linha reta. (As regiões são os círculos que aparecem na figura acima). 
4. Cada jogador, na sua vez, move uma das peças para uma casa vizinha, vazia. É permitido saltar sobre uma peça, sua ou do adversário. 
5. Ganha quem primeiro alinhar suas peças em linhas retas formadas pelos círculos do tabuleiro. 


ATIVIDADE 02 - Agora relate no seu caderno como foi a sua experiência nesse jogo, quais foram as suas sensações, existe semelhança com algum outro jogo que você conhece, se sim, qual é esse jogo? 

Sugestão brincante: Hoje fizemos o tabuleiro no papel, tire uma foto dele e compartilhe com seus 
colegas e professor(a). E podemos também experimentar brincar no quintal desenhando na terra ou até mesmo desenhar no chão utilizando giz e pedrinhas como peças. Esperamos que tenham se divertido e aprendido um pouco mais com esse jogo de tabuleiro. 

Até a próxima atividade, pessoal!! 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade de geografia 7] ano População e trabalho - André

Atividade Geografia 8 ano Migração, refugiados e diversidade - Prof: André

Atividade de Geografia 7 ano A heterogeneidade da população brasileira - André